Dr. João Uchôa de Albuquerque é natural de Acopiara, nasceu no dia 12 de dezembro de 1927.
Filho de José Albuquerque e Silva e Maria Uchôa de Albuquerque. Casado com Maria Heloísa Holanda de Albuquerque, teve quatro filhos: Sheila Regina, José Adonias, Afrânio Luiz e Shirley.
Construiu o estabelecimento de ensino "José Adonias". Restaurou o prédio onde funcionava o açougue público, para a instalação do estabelecimento de ensino Hugo de Gouveia Soares. Pela Lei nº 862/89, concedeu pensão "post-mortem" às viúvas dos ex-prefeitos e dos ex-vices-prefeitos. Criou o Conselho Municipal de Saúde (Lei nº 877/90). Instituiu o Programa de passes para estudantes da zona rural, a fim de complementarem estudos profissionalizantes de contabilidade e habilitação em curso superior, em Iguatu, inclusive para ultimarem os estudos de 1º e 2º graus em Acopiara.. No seu primeiro mandato como Prefeito de Acopiara (1977-1982), o Governador do Estado era o Cel. Virgílio Távora. Depois foi o Dr. Manoel de Castro Filho. O Presidente da República era o Cel. Ernesto Geisel. O Vice-Prefeito era o Sr. Sebastião Mandu de Lima.
No segundo mandato (1989-1992) concluiu e inaugurou os trabalhos de aumento da capacidade da barragem que abastece a população de Acopiara de água potável. O Governador do estado era Tasso Jereissati. O Presidente da República era José Sarney, com extensão do período Fernando Collor de Melo. O Vice-Prefeito era o Sr. José Alves Queiroz (Zequinha Queiroz).
Fonte: Livro Acopiara Formação Histórica e Política, de Paz Loureiro.