Brasil e Inglaterra se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), em partida amistosa que marca a reabertura do Maracanã, depois de dois anos e nove meses fechado para a reforma que modernizou o local para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014. Totalmente reestruturado, o estádio mais emblemático do País recebe jogadores que cansaram de externar, durante a semana passada, o orgulho por fazer parte do jogo festivo.
O primeiro atleta a manifestar ansiedade foi o carioca Thiago Silva, na apresentação da Seleção Brasileira na terça-feira. "É um sentimento de muita alegria. Estou muito ansioso para reencontrar o Maracanã, pois ouvi grandes pessoas falando muito bem. Tive oportunidade de jogar com o Maracanã lotado na final da Libertadores (de 2008), sei como é o Maracanã lotado", disse. "Mas agora é o novo Maracanã, que evoluiu muito, é muito moderno. Espero continuar tendo sucesso, tendo mais alegrias do que tristezas lá dentro."
A última partida oficial do Maracanã aconteceu no dia 5 de setembro de 2010, um empate sem gols entre Flamengo e Santos. Em abril deste ano, uma partida entre os amigos de Ronaldo e Bebeto (membros do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) foi o evento-teste para a reabertura do estádio e recebeu nas arquibancadas as famílias dos operários que trabalharam na reforma.
Companheiro de zaga de Thiago Silva, David Luiz endossou o discurso. O paulista, por sua vez, pisará pela primeira vez no lendário gramado. “Jogar no Maracanã significa jogar no estádio onde eu mais sonhei em jogar na vida. Joguei em inúmeros estádios, mas esse sempre será o maior. Tenho a oportunidade de realizar um sonho de menino, e quero estrear com uma vitória do Brasil”, afirmou.
Do outro lado do duelo, o auxiliar técnico da seleção inglesa Gary Neville disse estar orgulhoso por participar da reabertura. “A maioria de nossos jogadores já esteve em grandes estádios, em ocasiões especiais. Mas, poder enfrentar a Seleção Brasileira, na reabertura do Maracanã, é uma grande honra. Estamos cientes do que representa este amistoso”, comentou.
“É uma honra e um privilégio poder fazer o jogo de estreia do novo Maracanã logo antes dos importantes jogos do estádio e da Seleção Brasileira. Esperamos dar um bom jogo a eles. Estamos muito ansiosos para entrar em campo”, acrescentou o técnico Roy Hodgson.
Porém, a festa de reinauguração correu o risco de não acontecer. Na quinta-feira (dia 30 de maio), o Ministério Público entrou com liminar na Justiça alegando falta de segurança aos torcedores por conta das obras no entorno do estádio.
Na madrugada do dia 31, contudo, o governo do Estado do Rio de Janeiro conseguiu que a liminar fosse revogada, apresentando no recurso o laudo final da Polícia Militar que garante as condições de segurança no Maracanã para o jogo. O governo culpou uma falha na burocracia que fez com que o laudo não fosse enviado à Suderj.
As confederações de futebol do Brasil e Inglaterra (CBF e FA, respectivamente) mantêm um relacionamento estreito. As seleções dos dois países, inclusive, fizeram o amistoso de reabertura de outro estádio histórico: Wembley, em Londres. Em junho de 2007 os times empataram por 1 a 1, com gols do zagueiro John Terry e do meia Diego.
Para o jogo, os técnicos mantiveram certo suspense quanto às escalações durante a semana. Se mantiver o time que empatou com a Irlanda em amistoso na última quarta-feira, o técnico Roy Hodgson escalará: Hart; Johnson, Cahill, Jagielka e Ashley Cole; Carrick, Lampard e Walcott; Rooney, Oxlade-Chamberlain e Sturridge.
Na Seleção Brasileira, que fará seu último teste antes da estreia na Copa das Confederações (próximo dia 15, contra o Japão, em Brasília), a principal expectativa fica por conta da escalação do meia-atacante Lucas na equipe titular. Assim, o provável time de Luiz Felipe Scolari será: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Paulinho e Oscar; Lucas, Neymar e Fred.