O município de Lavras da Mangabeira está há aproximadamente 12 dias sem água devido a um vazamento em uma adutora de água tratada, proveniente da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Quitaiús. O problema está provocando baixa pressão no sistema de abastecimento no município, ocasionando a situação. O município já passava por racionamento devido as poucas chuvas no período.
Segundo Francisco Domilson Lemos, morador da região, a população está tendo que comprar galões ou retirar água de poços caseiros. De acordo com Domilson, usar o açude que abastece o município seria uma opção. Mas, segundo o morador, o açude Rosário fica distante 30km do município, o que dificulta o acesso ao local.
Segundo a assessoria da Cagece, empresa responsável pelo abastecimento de água na região, equipes estão sendo mobilizadas para solucionar até o final desta segunda-feira (6) a falta d´água. Para resolver o problema, a companhia está executando o desvio de 600 metros da tubulação para fora da pista da Rodovia Padre Cícero, já que esta foi construída por cima.
Para a moradora Raquel Machado Furtado, administradora de um posto de combustível em Lavras, é revoltante ver a população pagando por um serviço que não está utilizando. Para a moradora, a obra não ficará pronta no prazo estipulado pela empresa de abastecimento de água, por se tratar de uma obra de grande porte, que segundo ela, ainda está sendo concluída a passos lentos.
Em nota, a assessoria disse que o reparo é complexo e que a execução da obra de desvio da adutora para fora da rodovia é a solução definitiva.