Páginas

sábado, 27 de abril de 2013

MILHO: Leilão não atrai interesse de empresas para transporte ao CE


Pela segunda vez em duas semanas não houve interessados em transportar, por via marítima, as 30 mil toneladas de milho a granel para o Ceará em leilão realizado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A entrega dos grãos foi uma promessa feita pela presidente Dilma Rousseff aos governadores dos estados do Nordeste, no último dia 3, quando esteve em Fortaleza.
Das 103 mil toneladas de milho doadas pelo Governo Federal para atender criadores nordestinos atingidos pela seca apenas um lote de 20 mil toneladas foi negociado para desembarque, entre os dias 27 de maio e 3 de junho, no terminal portuário de Cotegipe, na Bahia.
Também não houve empresas interessadas na venda de 28 mil toneladas no porto de Cabedelo (PB), e de 25 mil no porto do Recife. Um novo leilão foi marcado para o dia 6 de maio, pra a compra das 83 mil toneladas restantes. Para compensar o atraso na entrega do cereal, prevista para acontecer entre 27 de maio e 3 de junho no Ceará, a Conab de Brasília autorizou o envio de 20 mil toneladas aos produtores do Estado, por via terrestre, segundo informou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Sabóya.
“Eu lastimo (a ausência e interessados) porque o produto é essencial, e estratégico para todos nós. E nesse momento é essencial”, diz Saboya. Ele acredita que o valor do frete e o prazo de entrega, considerado curto por algumas empresas apesar de ter sido prorrogado pelo governo, podem ter contribuído para a falta de propostas. 
"O maior prejuízo é que mais uma vez os nossos produtores não vão receber a cota integral”, diz. Segundo Saboya há 35 mil produtores de caprinos, ovinos, suínos e bovinos no Estado. que dependem do milho da Conab.
De acordo com Agenor Pereira, superintendente da Conab no Ceará, os carregamentos de milho que serão enviados ao Estado pelo transporte rodoviário serão suficientes para aguardar as 30 mil toneladas. “Estamos com uma quantidade razoável para aguardar esse lote que virá por via marítima”.
A doação de 340 mil toneladas milho para o Nordeste foi uma promessa da presidente Dilma Rousseff, em 3 de abril, para atender os municípios atingidos pela seca. O anúncio durante reunião com governadores da região.