Uma reunião de emergência convocada para hoje, às 8h30min, definirá as ações conjuntas que devem ser colocadas em prática pelo governo do Estado e as administrações municipais para garantir qualidade de vida mínima para as populações atingidas. O encontro foi convocado pela Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e acontecerá no auditório da Cogerh, na rua Adualdo Batista, 1550, no Cambeba.
A decisão de realizar o encontro nesta terça-feira nasceu depois de demanda apresentada à entidade pelo governador Cid Gomes (PSB), que na última sexta-feira reuniu o Comitê de Combate à Seca para analisar o cenário, considerado crítico no Ceará. Cid comandou uma reunião que teve a presença, dentre outros, do vice-presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento (PSD), prefeito de Piquet Carneiro.
Há uma grande expectativa em relação às novas providências que o governo federal estaria para anunciar dentro de um esforço de assistência pública às vítimas da estiagem que atinge o Nordeste. Para alguns, a mais grave dos últimos anos, no caso do Ceará, com municípios já apresentando dificuldades para manter normal o abastecimento d'água para consumo humano.
A Aprece espera centralizar os problemas enfrentados pelos municípios e definir as soluções viáveis, permitindo ao governador Cid Gomes apresentar propostas à presidente Dilma Rousseff, que se comprometeu a auxiliar o Ceará no momento de escassez hídrica.
O Governo do Estado decidiu, sexta-feira, apontar como pontos principais a ampliação no abastecimento por carros-pipa, instalação e recuperação de poços, abastecimento de milho e um programa de produção de reserva alimentar animal. A expectativa é de que a presidente Dilma venha ao Ceará, dia 2 de abril, para debater a demanda.
O grande problema da reação das autoridades, federais, estaduais e municipais, é quanto à demora na apresentação de soluções que ajudem a enfrentar o problema, que se arrasta desde o ano passado.