Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Romaria das Candeias deve bater recorde de público este ano


Nem mesmo as dificuldades trazidas no último ano pela forte seca que assolou o Nordeste brasileiro impediram que a Romaria das Candeias, em Juazeiro do Norte, transbordasse de fé. “Muito pelo contrário. Nesse ano, sem dúvida, foi o ano mais cheio de gente. Isso mostra que é nas adversidades que o povo nordestino, aguerrido, renova a sua esperança”, aponta a farmacêutica Jamille Dias, 30.
Assídua na Romaria desde quando era criança, Jamille emociona-se ao descrever o que sente no momento da procissão das velas, prevista para ocorrer na noite de hoje. “É uma multidão iluminada. Um tapete de luz. Todas aquelas velas acesas de pessoas de todos os lugares do Brasil se transformam em uma só, pedindo bênçãos”, lembra, revelando que esse ano, em especial, pedirá paz para as famílias que perderam parentes na tragédia de Santa Maria, na boate Kiss.
A mesma impressão de “maior lotação” foi vista pelo cantor consagrado do Padre Cícero e dos romeiros, Jota Farias, que faz shows todos os anos na Romaria. Para ele, a expectativa era de que menos pessoas fossem a Juazeiro, em decorrência da seca, mas “muita gente veio pedir chuva e também pagar as suas promessas por conta das curas que alcançaram graças ao Padre Cícero”. O cantor disse se impressionar, ainda, com a quantidade de políticos que visitam a Romaria este ano. “É meio mundo de prefeito, deputado e vereador”, destaca Farias.
Pela primeira vez, segundo o secretário de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Wellington Costa, grupos de tradição (zabumbeiros, bandas cabaçais e maneiro-pau) se apresentaram pelos principais espaços ocupados pelos visitantes. Durante os cinco dias de festa, apresentações simultâneas de 36 desses grupos ocorrem na Praça da Matriz, Praça Padre Cícero e nos Franciscanos. A expectativa da Prefeitura é de que 400 mil pessoas - 150 mil a mais do que nos anos anteriores - passem nesses cinco dias pela cidade. “Destes, 150 mil devem seguir para Canindé”, informa o secretário.
A Romaria das Candeias é a terceira grande romaria do ano, em quantidade de pessoas, depois da que ocorre durante a festa da padroeira, Nossa Senhora das Dores, em setembro, e Dia de Finados, no mês de novembro
 Procissão de encerramento da Romaria das Candeias
Quando: hoje, a partir das 17 h
Onde: Saída da Igreja do Socorro (Praça Cinquentenário - Juazeiro do Norte)