A "Campanha Solidária às Vítimas da Seca", lançada na quinta-feira (24) pelo governo do estado do Ceará, já arrecadou 12,5 toneladas de alimentos e água, de acordo com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Os mantimentos serão doados a pessoas que sofrem com a seca no estado. A estiagem afetou 174 das 184 cidades do Ceará em 2012. Mais de 100 cidades mantêm em 2013 estado de emergência devido à falta de chuva.
A primeira carga de mantimentos foi enviada à Defesa Civil do Estado, que fará a distribuição às famílias atingidas pela seca, a maior dos últimos 30 anos na região do semiárido Nordestino. As doações podem continuar sendo feitas na sede da secretaria, na Rua Soriano Albuquerque, 230, Bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. As doações podem ser feitas até 31 de janeiro.
A meta inicial de arrecadação, segundo o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Evandro Leitão, era de 60 toneladas. Com a quantidade arrecadada acima do esperado nos primeiros dias, a meta foi ampliada para 100 toneladas.
“Saldo (de 12,5 toneladas) em tão pouco tempo revela a sensibilidade das pessoas, de nossas entidades de classe e ONGs, com os problemas do nosso estado. Revela a atenção com os nossos irmãos do campo, que sofrem com os efeitos da estiagem”, afirmou Evandro Leitão.