Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SERÁ LANÇADO EM ACOPIARA O PROJETO JOVEM DE FUTURO

Acontece nesta quarta-feira(5) nas dependências do Liceu de Acopiara Francisco Alves Sobrinho a partir das 18:30 o lançamento do projeto Jovem de Futuro/Ensino Médio Inovador.

O Projeto Jovem de Futuro é uma tecnologia voltada à Gestão Escolar para resultados. A base do Projeto é a capacitação de um grupo de gestão, formado por integrantes da própria escola, para a criação de um Plano de Melhoria de Qualidade que é implementado ao longo de três anos, correspondente ao ciclo do ensino médio. Nesse momento, 100 escolas aderiram à iniciativa que beneficiará 92.500 alunos do ensino médio. Cada unidade define seu próprio planejamento, identificando carências e necessidades lado a lado com os parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar. Podem ser a média dos alunos, o perfil dos professores, as rotinas administrativas e instalações físicas.

Para a execução de seu Plano de Melhoria, a unidade terá apoio técnico e financeiro, além da capacitação para trabalhar com o novo modelo de gestão, receberá também recursos para desenvolver projetos e contará com sistema de reconhecimento e premiação para professores, servidores e alunos.

Para isso, em um período de três anos, as escolas terão que aumentar em 25 pontos a média de desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, tendo por referência o Sistema Permanente da Educação Básica(Spaece), diminuir em 50% o percentual de alunos com rendimento abaixo do nível intermediário, conforme a escala do spaece, e reduzir em 40% os índices globais de abandono do ensino médio.

Durante seu período de validação, o projeto gerou excelentes resultados para as escolas participantes e consolidou-se como uma tecnologia viável para reprodução em larga escala. Por isso, em 2012, torna-se política pública e será transferido para seis redes de Ensino Médio dos seguintes Estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e São Paulo.

Essa transferência é fruto da integração do Ensino Médio Inovador - projeto do MEC destinado a promover um processo de mudança no Ensino Médio Público do País - com o Projeto Jovem de Futuro. Entre 2012 e 2016, estima-se que mais de 3 milhões de jovens, de 3.715 escolas do Brasil, serão beneficiados.

Desse modo, a principal intenção nesse processo é melhorar os indicadores de qualidade dos sistemas públicos de ensino, aumentar os índices de aprovação e garantir a permanência do aluno na escola.