Páginas

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Jaguaribe registra maior temperatura do ano no Ceará


Outubro registrou 16 picos de temperatura igual ou acima de 40°C no Ceará, de acordo com o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a partir de informações de Plataformas de Coleta de Dados (PCD) próprias e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O maior registro foi de 41,9°C em Jaguaribe, a maior temperatura do ano no estado e da série histórica. Até então, a maior era 41,7°C, registrada em outubro do ano passado, em Barro.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, a Funceme aponta uma variação expressiva, já que houve apenas dois registros a partir de 40°C. Os picos de temperatura nesta época do ano no Ceará são comuns devido à escassez das chuvas entre agosto e novembro.

Além disso, as temperaturas expressivas são motivadas pela atuação do evento El Niño no oceano Pacífico Equatorial que, ao alterar a circulação atmosférica, faz com que haja um maior fluxo de ar de cima para baixo (subsidência), colaborando para aumento do calor na superfície.

A concentração das maiores temperaturas em Jaguaribe, Barro e Crateús também é justificada pelo distanciamento da faixa litorânea.

Fonte Jornal Jangadeiro