Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

PIORA ESTADO DE SAÚDE DOS BEBÊS QUE RECEBERAM VACINA DA COVID POR ENGANO


O estado de saúde de dois bebês que receberam uma dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 por engano, na semana passada, em Sorocaba, São Paulo, piorou. O imunizante é recomendado apenas para maiores 12 anos. As informações são do Uol.

Enquanto Liz, de dois meses, passou por três convulsões, Miguel, de quatro meses, esteve sob suspeita de infecção bacteriana, relataram as mães ao portal.

A Prefeitura de Sorocaba informou que as doses aplicadas nos bebês foram de 30 microgramas, quantidade três vezes maior que o recomendado pelo laboratório para crianças de 5 a 11 anos — o fármaco para esta faixa etária ainda não foi aprovado no Brasil.

Apesar de já haver um estudo que pesquisa o uso da vacina da Pfizer em bebês, ela ainda não é recomendada para essa faixa etária.

As mães levaram os filhos, em 1º de dezembro, a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em Nova Sorocaba, para receberem a vacina pentavalente — que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b —, recomendada aos 2, 4 e 6 meses.

No entanto, uma funcionária do posto de saúde confundiu os frascos dos fármacos e aplicou uma dose de vacina contra a Covid-19 nas crianças. Após o incidente, a profissional de saúde foi afastada da "sala de procedimentos injetáveis até a apuração e verificação das medidas que serão tomadas", informou a prefeitura.

"Estão bem e estáveis", disse o Município sobre o estado de saúde dos bebês. "Eles seguem sob observação e monitoramento em leito de Enfermaria."