Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Saiba mais sobre caso suspeito de Coronavírus no Ceará

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (29), um caso suspeito de Coronavírus no Ceará. A informação tinha sido antecipada, mais cedo, por uma fonte ligada à Secretaria de Saúde do Estado, mas negada oficialmente pela pasta.O paciente seria funcionário de uma multinacional, que retornou recentemente da China. 

"Está em quarentena", informou a fonte, com exclusividade ao Grupo Cidade de Comunicação. A vítima está internada em um hospital particular de Sobral. "Todos os sintomas sugestionam", completa. Ela teve contato com paciente de Minas Gerais, caso suspeito confirmado anteriormente pelo Ministério da Saúde. A pessoa não veio ao Ceará, mas os dois tiveram contato antes dela chegar ao Estado.

Além do Ceará, há casos suspeitos da doença no Brasil em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia.

Antes do Ministério da Saúde confirmar o caso suspeito, procuramos a Secretaria de Saúde do Ceará. Em nota, a pasta afirmou que "até o inicio da tarde desta quarta-feira, 29 de janeiro, não há caso notificado no Estado". Após a confirmação do Governo Federal, procuramos o órgão estadual mais uma vez, que encaminhou um novo comunicado. Leia a íntegra: 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ressalta que não há caso do novo coronavírus confirmado no estado. Há um caso suspeito notificado nesta quarta-feira, 29, no município de Sobral. O paciente esteve a trabalho na China e retornou ao Brasil há 12 dias. Foi medicado e está internado, em observação e isolamento respiratório. O quadro clínico dele é estável.

Governo cria grupo de emergência

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou um grupo de emergência para monitorar as ações referentes aos casos de Coronavírus no Brasil. A portaria da criação do grupo foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (29). O grupo conta com representantes do do gabinete da presidência da Anvisa; da Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados e de Tecnologia em Serviços de Saúde. Também comporão o grupo duas assessorias: uma responsável pela comunicação e outra ligada ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. 

Com informações da Rádio Agência Nacional