Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Cearense preso no Maranhão esteve com carro utilizado na morte de prefeito de Granjeiro dias antes do crime

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desvendou mais uma parte do quebra-cabeça em torno da morte do prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto (54), vítima de disparos de arma de fogo, no dia 24 de dezembro de 2019, em Granjeiro. O cearense, que estava foragido da Justiça, C. C. G. F. de 45 anos, preso nessa segunda-feira (27), no município de Barreirinhas, no Maranhão, esteve com o Volkswagen Polo dias antes do crime. O carro é apontado nas investigações como veículo utilizado pelos suspeitos de matarem o político. De acordo com as apurações, Carlos, que é natural de Caririaçu, cidade vizinha a Granjeiro, é suspeito de ter removido o dispositivo de rastreamento do carro.

Os detalhes dessa etapa da investigação foram apresentados em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (29), na sede do Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro Aeroporto, em Fortaleza. O delegado geral adjunto Sérgio Pereira, e os diretores do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), Ricardo Pinheiro e William Lopes, participaram da divulgação.

Cada vez mais perto de elucidar todas as circunstâncias da morte do político cearense, a força-tarefa montada pela Polícia cearense avançou mais um passo. As diligências para traçar o trajeto do carro utilizado no crime levaram os investigadores a identificar C. C. G. F., foragido do sistema penitenciário do Ceará, desde outubro de 2018. Os levantamentos policiais indicaram que o dispositivo de rastreamento do Polo foi desligado em Barreirinhas, no Maranhão, dias antes do crime no Ceará. Após a retirada do equipamento, o carro se deslocou para o Ceará e foi utilizado para a prática criminosa, em Granjeiro.

O delegado geral adjunto Sérgio Pereira destacou as diversas frentes policiais que estão atuando para desvendar o crime e pede confiança no trabalho da Polícia Civil. “Qualquer pessoa, que de qualquer forma tenha contribuído para a pratica desse homicídio, será responsabilizada. Por isso, peço confiança na Polícia Civil do Ceará. Nesse momento, estamos realizando diligências simultâneas para cumprir algumas ordens de missão que determinamos. Nós estamos utilizando todo tipo de instrumento que a gente considera necessário para termos um desfecho positivo. O Governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública disponibilizaram tudo o que é necessário para a Polícia Civil concluir essa investigação de forma exitosa”, reforça.
Prisões no Maranhão

Após levantamentos da força-tarefa, os investigadores localizaram o cearense em uma residência no município maranhense de Barreirinhas, na noite dessa segunda-feira (27). Carlos César estava com quatro quilos de cocaína embalada e dinheiro. Dois veículos locados em outro estado também foram encontrados no imóvel em que os policiais civis fizeram a abordagem. Ele apresentou um documento falso na tentativa de ludibriar os agentes, mas foi descoberto. O cearense estava foragido do sistema penitenciário do Estado desde o fim de 2018. Ele tem antecedentes criminais por homicídio, associação criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico e associação para o tráfico de drogas. Todos os procedimentos foram instaurados pela Polícia Civil do Ceará.

Na mesma ação no Maranhão, um segundo suspeito, natural do município maranhense de Barra do Corda, também foi preso na mesma propriedade onde Carlos foi encontrado. Os suspeitos foram conduzidos para uma unidade da Polícia Civil do Maranhão para a lavratura do auto de prisão em flagrante. Os dois vão responder por tráfico e associação para o tráfico de drogas. A Polícia Civil do Ceará aguarda decisão do Poder Judiciário maranhense para recambiar Carlos a fim de que ele cumpra a pena em uma unidade do sistema penitenciário do Ceará.

Conexão com o crime

Conforme as diligências policiais, Carlos tem ligação com o veículo Volkswagen Polo, apreendido no dia 16 de janeiro, em Timon, no Maranhão. O automóvel, que estava com restrição de roubo/furto, foi encontrado sem as placas originais e já estaria sendo colocado à venda. Antes da apreensão do carro apontado como o transporte utilizado pelos suspeitos da morte do prefeito, a Polícia Civil do Ceará identificou um homem que estava trafegando com o Polo, em Teresina, no Piauí, e já tinha negociado o carro com um proprietário de uma revenda de veículos no Maranhão. C. A. F. C. de 32 anos e R. F. A. foram presos e autuados em flagrante por receptação. A operação policial no Piauí teve apoio de agentes do Grupo de Apoio Operacional da Polícia Civil do Estado do Piauí (PCPI) e da Polícia Militar do Piauí (PMPI).

Investigações

As investigações acerca da morte do prefeito de Granjeiro seguem em andamento e são conduzidas pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), com apoio das delegacias regionais de Crato e de Juazeiro do Norte. No dia 9 de janeiro, a Polícia Civil apresentou alguns detalhes do caso e divulgou a identidade de um dos investigados. O Poder Judiciário determinou que Vicente Félix de Souza (60), pai do atual prefeito de Granjeiro, utilize tornozeleira eletrônica e mantenha-se em área de restrição específica, como medida cautelar.

Um segundo veículo apontado nas investigações, modelo Chevrolet S10, de propriedade de um parente de Vicente, foi apreendido no mesmo dia. Documentos e aparelhos celulares encontrados em endereços da casa do Vicente Félix também foram apreendidos e encaminhados para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para serem submetidos à análise pericial.

Com informações Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social