Objetivando debater a importância da proteção de crianças e adolescentes, a secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Acopiara realizou nesta terça-feira, 14, o II Fórum Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O evento sediado no auditório do Liceu contou com a participação de diversas autoridades entre elas: a primeira-dama do município e articuladora do Selo Unicef, Rosa Almeida, a secretária da STDS, Luciane Tavares, a psicóloga, Elodia Tavares, o procurador-geral do município, Dr. Rogério Barroso, o delegado de polícia civil, Dr Rodrigo Silva, o adolescente Rael, representando o núcleo de cidadania dos adolescentes-NUCA e a médica legista, Dra. Auriciane Holanda.
Durante o Fórum, os participantes reforçaram a necessidade de enfrentamento a este tipo de violência por toda sociedade para assegurar que meninos e meninas tenham o direito ao desenvolvimento seguro e protegido, livre de abusos e da exploração sexual.
Em sua fala, a primeira-dama lembrou que os abusos ocorrem muitas vezes dentro de casa, e a família é responsável pela denúncia, no entanto, qualquer pessoa que tenha conhecimento de situações abusivas também pode denunciar.
Já a médica Dra Auriciane, frisou que o núcleo da PEFOCE da região centro-sul desenvolve um trabalho cuidadoso junto aos menores vítimas de violência, priorizando inclusive os atendimentos. A legista também disse que é constante a ocorrência de casos que se somam a uma estatística de 70% meninas desde a mais tenra idade e de adolescentes abaixo de 18 anos abusadas, no entanto há também um percentual bastante significativo de meninos vítimas de algum tipo de violência sexual.
Além das autoridades, alunos da rede estadual de ensino participaram dos debates se juntando a mobilização social em torno do dia 18 de maio, data símbolo da luta pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.