Páginas

domingo, 19 de novembro de 2017

Ceará está de volta à primeira divisão


A espera acabou, torcedor Alvinegro. Após 37 rodadas da Série B, o Ceará conquistou matematicamente o direito de disputar a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 2018. O acesso do Vovô veio antes mesmo do time entrar em campo contra o Criciúma, nesta sábado (18). 

Com uma combinação de resultados e os seus adversários diretos tropeçando, o Ceará garantiu a terceira vaga para jogar a primeira divisão próximo ano. O acesso antes de entrar em campo veio após o Londrina empatar com o América (MG) e o Oeste ser derrotado pelo ABC. Com esses placares, o Vovô não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado.

Primeiro acesso. Em 1992, inicialmente, apenas dois times ascenderiam à Primeira Divisão. No entanto, antes do início do torneio, a CBF estabeleceu que 12 equipes se classificariam para a Série A da época. O nome da competição também foi modificado. Passou de "Divisão Intermediária" para "Divisão Classificatória".

O Vovô estava no Grupo 1 (eram quatro, no total), que contava com CSA, Fortaleza, Campinense, Central, Santa Cruz, Picos e ABC. Segundo o regulamento, classificariam-se os três primeiros para a fase seguinte. Estes já teriam vaga assegurada na Primeira Divisão de 1993. Ao término da competição, o Alvinegro de Porangabuçu terminou na 10ª posição e disputou, no ano seguinte, a Série A.

Segundo acesso. Em 2009, veio o segundo acesso. Este decerto está mais fresco na memória do torcedor alvinegro. O formato da competição era o mesmo do atual. Com 20 clubes, quatro galgavam lugar à Série A. O Vovô encerrou a competição em terceiro, com 68 pontos. O acesso, no entanto, foi confirmado uma rodada antes, quando o Ceará bateu a Ponte Preta por 2 a 1 no Moisés Lucarelli. Os gols foram marcados por Renan (contra) e pelo zagueiro Fabrício, que anotou o tento da classificação à Série A.

Terceiro acesso. Mais uma vez, o Vovô chegou à penúltima rodada dependendo apenas de si para conquistar a vaga na Série A do ano seguinte. O adversário da vez era o Criciúma. Mas nem precisou se desdobrar em campo para subir à elite do futebol brasileiro. Antes de enfrentar o Tigre, o Vovô já garantiu o acesso com a derrota do Oeste e o empate do Londrina. Com isso, os dois times que eram adversários diretos por uma das vagas na Série A, não alcançaram mais o Vovô.

Fonte: Diário do Nordeste e Globoesprte.com