Páginas

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Clima de inverno com registros de até 18°C agrada população do sertão cearense

A quadra chuvosa já terminou no nordeste brasileiro, mas o clima agradável, com os termômetros chegando até aos 18°C nas madrugadas está agradando a população do sertão cearense. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) tem explicação para esse fenômeno. Nesta época do ano se inicia o inverno no Hemisfério Sul, atingindo a maioria dos estados brasileiros.
A baixa sensação termina não é sentida somente nas regiões serrana, como no Maciço de Baturité. Em Quixadá, onde a temperatura média chega aos 34°C, nestes últimos dias, nos inícios das manhãs, tem ficado na casa dos 24°C. Na Serra do Estevão, distante 20Km do Centro da cidade, os moradores estão usando agasalhos durante a noite. Alguns estão trocando a cachaça pelo vinho.
Ainda conforme a Funceme o clima parece ser ainda mais frio em razão da sensação térmica. Nessa época do ano os ventos começam a se intensificar no Nordeste até chegar ao mês de setembro, quando as médias de velocidade são maiores e as rajadas mais fortes, atraindo os pilotos de voo livre para a região. Mas até lá quem quiser sentir um pouquinho mais de frio basta subir até Guaramiranga e Pacoti, no Maciço de Baturité. Nas madrugadas a temperatura está beirando os 15°C por lá.
Até a próxima sexta-feira (14) o céu estará parcialmente nublado durante todo o dia no Ceará. Pela analise dos meteorologistas da Funceme essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formaram no Oceano Atlântico, provocadas por um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). No intervalo das últimas 24 horas houve registro de chuva apenas em Itaiçaba, na região do litoral oeste. Foram apenas 4,2mm.
Fonte: Diário do Nordeste