Páginas

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Acopiara sedia a I oficina para elaboração do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Na última sexta-feira, 05 de maio, o município acopiarense  sediou a I oficina para discussão do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PRGIS dos municípios do centro-sul e sertão central. O PGRIS será um documento que vai apontar e descrever as ações que buscam solucionar o problema dos resíduos sólidos a partir da idéia do desenvolvimento sustentável.
Sem uma política de gerenciamento de resíduos sólidos tanto o Estado como os municípios ficam impedidos de receberem recursos para serem usadas em gestão ambiental. Visando solucionar essa questão, o Governo do Ceará com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos- PNRS contratou a empresa Gaia Engenharia Ambiental por meio da secretaria de Meio Ambiente Estadual para atuar como uma assessoria junto aos municípios, auxiliando-os na elaboração dos PGRIS.
Durante o evento que aconteceu no auditório do Liceu, a representante da empresa Gama, Rossana Barros Silveira apresentou a metodologia de trabalho e o cronograma de execução do PRGIS para as cidades regionalizadas que terá entre outras atividades oficinas de planejamento, audiências públicas, reunião de gestores e seminários. Pela metodologia de trabalho são os municípios que deverão elaborar os seus modelos de gestão a partir das orientações dos documentos que embasam a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Um dos destaques do evento foi à participação do prefeito de Piquet Carneiro e Presidente Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codesul) – Bismarck Bezerra que em sua fala lembrou o projeto de construção de um aterro consorciado, uma das principais bandeiras de luta do Codesul e que há anos vem sendo planejado, porém que tem esbarrado em questões como a burocracia e a dificuldade econômica dos municípios envolvidos para a sua viabilização.
Por conta de outros compromissos de trabalho, o prefeito de Acopiara, Antônio Almeida, solicitou do secretário do Meio Ambiente Chagas Neto que o representasse durante o evento.
Além de Acopiara, a oficina reuniu gestores e colaboradores dos municípios de Piquet Carneiro, Iguatu, Boa Viagem, Senador Pompeu, Mombaça, Cedro e Deputado Irapuan Pinheiro.
Ao final do evento, engenheiros da empresa Gama acompanhados dos secretários da Infraestrutura e do Meio Ambiente de Acopiara, Teixeira Neto e Chagas Neto realizaram uma visita técnica de inspeção ao lixão do município.










Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara