Páginas

quarta-feira, 8 de março de 2017

Suspeita de casos de virose da mosca e dengue cresce em Catarina

Diarreia, vômito, febre, dor de cabeça e dores musculares. São esses os sintomas de dezenas de pacientes que lotam o Hospital Municipal de Catarina, Dr. Gentil Domingues, em busca de atendimento médico. A secretária municipal de Saúde de Catarina, Valéria Rodrigues Cavalcante, disse que esses sintomas levam a crer que sejam causados pela virose da mosca. Para evitar a doença, a secretária diz que todos devem lavar bem as mãos e os alimentos antes de comer, e conservá-los na geladeira, manter a higiene de casa e beber muita água.
A Prefeitura de Catarina, a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do Hospital Municipal de Catarina reforçaram a equipe médica, de enfermagem e demais profissionais para o atendimento no setor de emergência.
Para o coordenador municipal de Endemias, os casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika quadruplicaram no último mês em Catarina, afirma Agapito Neto.
Caso suspeito é todo aquele que apresente febre seguido de dois ou mais sintomas: náuseas, vômitos, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas articulações, dores no corpo, manchas no corpo. Fortes dores articulares com febre sugerem chikungunya. Manchas no corpo que coçam, e febre baixa sugerem zika.
O tratamento de ambas as viroses é semelhante, e salvo, exceto as pessoas que tenham alergia, constitui-se em repouso, ingestão de três a cinco litros de água ao dia, medicações para alívio da febre e da dor: dipirona e/ou paracetamol.
Na última sexta-feira (3), o coordenador municipal de endemias de Catarina, Aglayrton Guedes, dois funcionários da 18ª Célula Regional de Saúde de Iguatu, Valmir Torres, supervisor regional, e Ivan Souza, técnico regional, participaram de uma reunião com a secretária de Saúde de Catarina, Valéria Rodrigues Cavalcante. No encontro, gestores locais solicitaram o carro fumacê. (Com informações de Diomar Araújo).

Fonte: Diário do Nordeste