Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Forte ventania destrói plantações e causa prejuízo de R$ 2 milhões no CE

Uma forte ventania derrubou centenas de bananeiras e causou prejuízo avaliado em mais de R$ 2 milhões aos produtores de Iguatu, no interior do Ceará, neste domingo (22). As rajadas ocorreram acompanhadas de raios e trovões e uma chuva leve.
Agricultores de diversas regiões da zona rural de Iguatu relataram danos semelhantes, principalmente nas várzeas do Rio Jaguaribe, nos distritos de Quixoá, Cardozo e Penha.
De acordo com o produtor João Alves, esta é a quarta vez desde 2014 que um fenômeno semelhante causa prejuízo na produção de banana. "Eu perdi mais ou menos a metade da plantação, em alguns locais a destruição foi ainda maior, quase perda total", diz.
Ventos de até 88 km/h

De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Raul Fritz, as rajadas que causaram a destruição do plantio são típicas do período chuvoso no Ceará.

Analisando as imagens dos estragos em Iguatu, o meteorologista Raul Fritz avalia que a ventania tenha atingido o nível 8 (ventania, entre 62 e 74 km/h) ou nível 9 (ventania forte, 75 e 88 km/h), na escala Beaufort, que vai de 0 a 12.

"As nuvens mais desenvolvidas, que ocorrem em período de chuvas, são nuvens mais extensas verticalmente, elas são acompanhadas ou antecedidas por rajadas fortes de vento que descendem das nuvens", explica.

Fonte: G1