Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Boletos bancários vencidos poderão ser pagos em qualquer agência bancária

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), juntamente com a rede bancária, está desenvolvendo um projeto de uma nova plataforma de cobrança para modernizar o sistema de cobrança bancária. O objetivo é aumentar a segurança e a agilidade do processo, permitindo que boletos bancários possam ser pagos em qualquer instituição após o vencimento.
De acordo com a Febraban, a nova plataforma de cobrança visa modernizar o processo de liquidação e compensação dos boletos bancários, trazendo mais controle e segurança aos meios de pagamento e garantindo mais confiabilidade e comodidade aos usuários.
Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de negócios e operações da Febraban, conta que a nova plataforma irá permitir o pagamento em qualquer agência bancária participante, assim como, busca reduzir as inconsistências de dados, evitar pagamentos em duplicidade e permitir a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e redução das fraudes, ações frequentes no sistema bancário.
Segundo ele, todas as informações que, por norma do Banco Central, devem constar no boleto, como CPF ou CPNJ do emissor, data do vencimento, valor, assim como, nome e número do CPF ou CNPJ do pagador, deverão trafegar pela nova plataforma. Isso fará com que os bancos passem a controlar melhor todos os boletos que forem postados para os pagadores, melhorando a capacidade de filtrar o envio de boletos indevidos.
Pelo fato de serem pagos anualmente no país cerca de 3,7 bilhões de boletos bancários de venda de produtos ou serviços, o setor bancário estabeleceu um cronograma de validação dos boletos na nova plataforma. A implantação deve ser iniciada em março, com boletos no valor de R$ 50mil, e concluída até dezembro deste ano, com os boletos de todos os valores.
Fonte: Yahoo Finanças