Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Candidatos voltam às cidades em que foram derrotados

Image-0-Artigo-1723890-1
O petista Camilo Santana tem ficado mais pela Capital, onde conseguiu menos votos do que o concorrente na disputa
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Image-1-Artigo-1723890-1
O peemedebista Eunício Oliveira já investiu em colégios eleitorais em que obteve menos apoio do que o oponente, a exemplo de Sobral
FOTO: NATINHO RODRIGUES
O reduzido período destinado aos dois candidatos ao Governo do Estado para atividades de campanha neste segundo turno, aliado à necessidade de gravar inserções para o horário eleitoral gratuito praticamente todos os dias da semana, têm obrigado Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) a definir estratégias específicas para otimizar peregrinações pelo Interior nesta nova etapa da disputa.
As agendas divulgadas por ambas as coordenações de campanha revelam como os números da votação por município de cada um dos candidatos, divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), influenciaram a escolha das localidades a serem transformadas em palanque.
Dos 12 municípios visitados pelo candidato Eunício Oliveira nas duas últimas semanas, o peemedebista não conseguiu a maioria do eleitorado em sete deles, revelando a preocupação com os colégios eleitorais em que foi derrotado. Já Camilo Santana, das 12 cidades que foi nesta nova fase da campanha, recebeu menos votos que o concorrente em quatro locais, mas não deixou de ir em espaços estratégicos de concentração dos eleitores.
O desempenho obtido na microrregião do Cariri foi a principal preocupação de Eunício Oliveira. O peemedebista aproveitou para concentrar os esforços e tentar reverter os números do primeiro turno. Em um só dia, participou de reunião com lideranças de Juazeiro do Norte e foi ao domicílio eleitoral de Camilo Santana, Barbalha.
Cariri
Juazeiro do Norte e Barbalha estão entre os dez maiores colégios eleitorais do Estado e representam municípios onde Camilo teve votação mais expressiva que Eunício. Na primeira cidade, o petista recebeu 74,2 mil votos contra 35 mil do peemedebista. Na segunda, 18,2 mil eleitores preferiram o candidato do PT em detrimento do nome do PMDB, que teve 11,8 mil votos.
Em seguida, Eunício Oliveira se dedicou intensamente aos municípios vizinhos aos que compõem a microrregião do Cariri. Na última semana, ele permaneceu na Região Sul do Estado para tentar alterar o retrato do primeiro turno. Na mesorregião, ele já visitou Nova Olinda, Araripe, Potengi e Milagres.
Em Nova Olinda, Eunício recebeu no primeiro turno 3,6 mil votos contra 4,3 mil de Camilo Santana. Em Milagres, o peemedebista garantiu o apoio de 6,8 mil eleitores frente aos 8,6 mil que preferiram o representante do PT na disputa. Já em Potengi, o postulante do PMDB teve 1,7 mil votos contra 2,8 mil de Camilo. Em Araripe, a diferença foi menor, cerca de 600 pessoas.
Eunício já aproveitou o segundo turno para fazer uma visita ao principal reduto eleitoral do governador Cid Gomes, principal aliado de Camilo Santana. O peemedebista realizou uma reunião com lideranças em Sobral, onde alcançou no primeiro turno 38,1 mil votos frente aos 52,1 mil recebidos pelo candidato petista.
Preocupação
O pleiteante do PT também revelou em algumas atividades de campanha a preocupação com as áreas onde recebeu menos votos no primeiro turno. Alegando a necessidade de permanecer na Capital para a gravação do programa eleitoral, o petista ficou grande parte do tempo em Fortaleza, local em que Eunício teve votação mais expressiva se comparada com a do concorrente.
Camilo também já passou por outro município em que teve problemas no primeiro turno. O local escolhido para a ex-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Nicolle Barbosa, entregar ao aliado um relatório com propostas para o desenvolvimento econômico do Estado foi Maracanaú, onde Eunício recebeu o dobro de votos de Camilo.
O petista aproveitou para voltar a Iguatu, onde Eunício concentrou esforços no primeiro turno para reunir forte base eleitoral. Na primeira fase da votação, o peemedebista teve o apoio de 23,4 mil eleitores contra 21,9 mil. Camilo Santana também já voltou a Tauá, onde recebeu 12 mil votos contra 15 mil conquistados pelo concorrente.
Além dos municípios em que sofreram derrotas, Camilo e Eunício foram aos locais em que alcançaram maior vantagem no primeiro turno. Enquanto o petista foi a Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, o peemedebista esteve em Maracanaú e Caucaia.
Fonte: Diário do Nordeste