Quase 70 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no sul da Bahia. Segundo o Corpo de Bombeiros, 3.744 estão desabrigadas por causa do temporal que atinge o estado desde a primeira semana de dezembro.
De acordo com informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), 30 cidades estão em situação de emergência. Vilarejos e povoados da região ficaram ilhados por causa da chuva, o que dificulta o acesso dos bombeiros.
Neste domingo (12), 241 militares do corpo de bombeiros e dois helicópteros atuam no resgates de vítimas e no apoio às comunidades afetadas. Em Amargosa, uma casa foi soterrada na zona rural e a família está desaparecida.
Ainda neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro e os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Cidadania, João Roma, sobrevoam o sul e extremo sul da Bahia. O governador do estado, Rui Costa, visitará as cidades de Porto Seguro, Prado, Teixeira de Freitas, Jucuruçu e Itamaraju, que foram fortemente afetadas pelo temporal. Com informações do portal G1.
Na última quinta-feira (9), a Prefeitura de Jucuruçu decretou estado de calamidade pública. O fornecimento de água potável está suspenso em toda a cidade, e os moradores dependem da água da chuva para tomar banho.
A administração municipal está disponibilizando um cadastro para as famílias poderem ser abrigadas. Antes das pontes desabarem, na quinta-feira, donativos foram enviados da cidade vizinha, Itanhém.
A chuva fez subir o volume dos rios Gado Braco e Jucuruçu, causando enchentes no município. Muitos moradores precisaram ser resgatados com colchões infláveis.
Fonte: Yahoo Notícias