Páginas

domingo, 13 de junho de 2021

Escolas públicas estaduais do Ceará vão concluir 1º semestre letivo de 2021 de forma remota, diz Seduc


Todas as escolas da rede pública estadual de ensino do Ceará vão finalizar o primeiro semestre letivo de 2021 de forma remota, ao longo deste mês de junho. A informação foi divulgada pela Secretaria da Educação (Seduc), logo após o governador Camilo Santana (PT) anunciar a permissão das aulas presenciais em todos os anos letivos do ensino médio, com opção híbrida. O anúncio do governador ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (11), em live nas redes sociais.

Os detalhes da operacionalização do retorno presencial do ensino médio, com opção do formato híbrido, serão publicados no Diário Oficial do Estado. "As escolas da rede pública estadual de ensino vão finalizar o primeiro semestre letivo de 2021 neste mês de junho, de forma remota", disse a Seduc.

Conforme a secretaria, será mantida a mesa de negociação permanente com a participação do Sindicato Apeoc, representantes de estudantes e da Seduc.

"Existe uma portaria com orientações. Assim que possível, será efetivado esse retorno de forma gradual e segura, conforme orientação do governo estadual. A Seduc vai continuar trabalhando para, em agosto, as escolas públicas de ensino médio voltarem de forma híbrida", afirma a nota.

Veja outras mudanças no Ceará

Segmentos como templos religiosos e academias vão ter capacidade de público ampliada;

Espaços esportivos, como as Areninhas, vão voltar a abrir;

Mantido o toque de recolher das 23h às 5h;

Autorizada a abertura de bibliotecas, museus e cinemas;

Liberadas aulas em todos os anos letivos do ensino médio;

Os eventos corporativos com público limitado — ou seja, de trabalho e empresariais — foram liberados para voltar a acontecer a partir do próximo dia 14, como anunciado por Camilo na semana passada.

As medidas de flexibilização valem para quatro das cinco macrorregiões do Ceará, mas não para o Cariri, onde a situação da pandemia segue grave.

"Estamos autorizando decisão importante do comitê autorização para que as escolas de ensino médio possam a voltar a funcionar em todas as suas séries", disse o governador.

'Não é hora de baixar a guarda'

Conforme o governador e o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, há queda no número de mortes e de casos da doença em todas as regiões, exceto no Cariri, no sul do estado. "Há queda na ocupação de leitos de UTI e enfermaria. No Cariri, a gente não enxerga a mesma realidade. Houve crescimento no uso de UTIs e de enfermaria", afirmou Cabeto.

Fonte: G1