Páginas

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Nordeste é a região com menor taxa de mortalidade por coronavírus


As capitais Nordestinas são destaques na antecipação de medidas para combate e proliferação da Covid-19. Fortaleza, por exemplo, junto à Recife, foram as primeiras a adotarem medidas restritivas, a ampliarem oferta de leitos e equipamentos.

Embora o cenário regional seja extremamente preocupante, os números indicam uma surpreendente diferença. Enquanto a taxa de mortalidade nacional é de 78 para cada 100 mil habitantes, no Nordeste ela é de 49 para cada 100 mil.

Em 2020, quando a pandemia começou a se alastrar pelo país, os 9 governadores que compõem o Consórcio Nordeste, criaram um Comitê Científico para orientar os estados e municípios nordestinos nas medidas de combate ao coronavírus. Os governadores fizeram o que o Governo Federal deveria ter feito, orientaram suas políticas de saúde com base na ciência.

Os dados que apontam o Nordeste com o menor número de vítimas são deste ano, 2021. Portanto um recorte de 3, nestes quase 15 meses de pandemia. Os especialistas lembram que as sucessivas ondas da Cpovid-19 migram no tempo / espaço de região para região. Mas novos estudos e pesquisas estão sendo realizados já com um novo fator em evidência: a vacinação.

Em negociações avançadas na compra da vacina Sputinik V, o Consórcio do Nordeste entrou com uma medida judicial, pedindo ao STF que libere a transação, ainda p3endente de análise da Anvisa para o imunizante. O ministro Ricardo Lewandovisk havia dado um prazo até o dia 30 de abril para a conclusão. Mas a agência recorreu. Enquanto isso, a vacinação continua em ritmo lento, sustentadas apenas pelas vacinas do Butantã e da Fiocruz. Sem resposta ao recurso, a Anvisa anunciou para esta segunda-feira (26), uma reunião deliberativa para o tema, às 18hs.

Com informações Agência Senado