Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2021

Mulher que achava cultivar laranjeira, colhe fruta de 3 kg


A artesã Marciana Tamazzia, de 44 anos, se espantou quando viu uma fruta cítrica gigante no quintal de casa, em Joinville, a 177 km de Florianópolis. Além do peso de 3,165 kg e altura de 33 centímetros, a fruta causou surpresa por revelar que a árvore cultivada por dez anos como um pé de laranja-lima é, na verdade, um pomeleiro.

"Temos um quintal bem grande e temos vários pés de fruta. Este em específico, plantei pensando que era de laranja-lima há uns dez anos. Esperei pela laranja e quando começou a dar os frutos, há uns três anos, eram grandes, coisa de 1 kg, mas não igual a esse de 3 kg", contou a artesã.

Após pesquisar na internet e consultar especialistas da área agronômica, Marciana descobriu que a laranjeira era um pomeleiro, típica da Argentina e Uruguai. Os pomelos são cítricos semelhantes às laranjas, porém, em tamanhos bem maiores.

"Eu achei a fruta gigante quando estava limpando o pé da árvore. Bati a foto e mandei ao meu esposo, que não se espantou na hora porque por imagens não dá para ter muita noção do tamanho. Quando ele chegou em casa que veio o espanto. Nos assustamos ainda mais quando pesamos", relatou Marciana.

O pomelo gigante já virou até atração de peça teatral. Marciana usou a fruta em uma encenação da igreja que frequenta sobre a história de Canaã, que coincidentemente tem uma passagem sobre frutos gigantes.

"Sempre gravamos peças para colocar no Youtube. Este mês, especificamente, caiu a história de Canaã, que era uma terra dos frutos gigantes. Aproveitamos e usamos na encenação", disse.

A família já consumiu 600 gramas da fruta após o corte na segunda-feira (22). Todos aprovaram o sabor do pomelo.

"O gosto é bem parecido com a da laranja-lima, que era a fruta que gostaria que fosse. Quero agora pesquisar receitas porque soube que dá para fazer doces", concluiu.

Fonte: Uol Notícias