O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou em postagem nas redes sociais nesta terça-feira (16) que assinou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará que permite a compra de 5,8 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.
O Projeto de Lei foi aprovado nesta terça-feira (16), em sessão virtual. Camilo já havia enviado o pedido aos deputados estaduais para aprovação da compra dos imunizantes nesta segunda-feira (15).
"Sancionei a lei aprovada hoje na Assembleia Legislativa que autoriza o estado a realizar a operação contratual para aquisição da vacina Sputnik V", disse o governador.
Novas vacinas
O Ceará deve receber nesta semana novo lote de vacinas contra a Covid-19. A nova carga contém 180 mil doses. O nono lote de vacinas contra a doença foi anunciada pelo governador Camilo Santana, na manhã desta terça-feira (16), durante uma vistoria nas unidades de campanha do Hospital Geral de Fortaleza. A carga chega ao Ceará na quarta-feira (17).
“Estamos lutando muito pelas vacinas. Aliás vamos receber um lote de 180 mil vacinas agora provavelmente amanhã no Ceará. Vamos dar continuidade, mas tem sido muito pequena a quantidade diante da necessidade, afirmou.
Durante o anúncio, Camilo Santana, afirmou que deverá anunciar novas medidas duras contra o avanço da Covid-19 no estado.
“Vamos anunciar nesta semana novas medidas. Sei que são medidas duras que afetam a economia do estado, afeta a vida das pessoas, mas o estado tem faz um esforço de fazer medidas importantes que possam socorrer e que apoiar as famílias mais vulneráveis do estado do Ceará. Em breve vamos anunciar novas medias”, reforçou.
Aumento das mortes e isolamento social
A média diária de mortes por Covid-19 no Ceará subiu 28% na primeira quinzena de março em comparação com o que foi observado no mês de fevereiro.
Nos primeiros 14 dias deste mês, foram contabilizados, em média, 41 mortes pela doença no estado a cada 24 horas; no mês anterior, a média foi de 24 falecimentos a cada dia.
Um decreto em vigor em todo o estado determina que apenas atividades consideradas essenciais podem manter as atividades. As medidas valem até domingo, 21 de março.
O decreto foi estabelecido inicialmente para Fortaleza e em seguida ampliado para todo o estado devido ao aumento dos casos e óbitos pela Covid-19.
Fonte: G1