Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2021

Após aprovação da Anvisa, Camilo diz que Ceará deve receber primeiras vacinas na segunda-feira


O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que viaja ainda neste domingo (17) a São Paulo para acompanhar o envio da coronavac ao estado. O anúncio foi feito pelo governador minutos após a Anvisa aprovar o uso emergencial do imunizante em todo o Brasil.

"Estou indo ainda hoje a SP para encontro do Ministério da Saúde e para acompanhar, pessoalmente, a liberação do lote de doses para o nosso Estado, prevista para amanhã 7h", afirmou Camilo Santana.

O governador afirmou ainda que o Ceará tem seringas suficientes para imunizar a população do estado. A distribuição do material será distribuído pelas cidades cearenses em aviões e helicópteros.

"Enquanto isso nossa Secretaria da Saúde também está preparada para colocar em prática o Plano de Vacinação aqui no Ceará, com o apoio de aviões e helicópteros para a distribuição nos municípios. Também já havíamos feito a aquisição de seringas, agulhas e refrigeradores para acondicionar as vacinas."

1ª pessoa vacinada no Brasil

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a receber a vacina no país.

Segundo informou o governo paulista, Mônica atua na linha de frente contra Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Após ser imunizada, ela recebeu do governador João Doria um selo simbólico com os dizeres “Estou vacinado pelo Butantan” e uma pulseira com a frase “Eu me vacinei”.

Aprovação da vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou neste domingo, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. A reunião que discutiu o tema durou cerca de 5 horas.

Os diretores acompanharam o voto de Meiruze Freitas, relatora dos pedidos. No caso da Coronavac, a diretora condicionou a aprovação à assinatura de termo de compromisso e publicação em "Diário Oficial".

Segundo a Anvisa, somente o termo de compromisso assinado pelo Instituto Butantan precisa ser publicado no "Diário Oficial da União", o que pode acontecer ainda neste domingo (17) em edição extra. De acordo com a agência, o termo já está pronto e será enviado ao instituto para ser assinado e publicado assim que assinado.

Informações G1