Com a chegada de novos respiradores vindos da China, novas 200 unidades de terapia intensiva (UTIs) para tratamento da Covid-19 já iniciaram processo de montagem em hospitais de Fortaleza e do interior do Ceará, conforme informou o governador Camilo Santana por meio de postagens nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (21).
"Graças à chegada dos 200 respiradores VG70, um dos mais modernos e robustos do mundo, que o Governo do Estado havia comprado da China. Desde o início da pandemia já abrimos mais de 2100 leitos para Covid, entre UTIs e enfermarias. Continuamos firmes nessa luta para salvar vidas", comentou o chefe do executivo estadual sobre os novos equipamentos.
Os aparelhos chegaram ao Ceará na segunda-feira (18), junto a uma carga de equipamentos de proteção individual para os profissionais que estão atuando na linha de frente ao atendimento de pacientes e na manutenção das regras de isolamento social, como agentes da segurança, segundo o governo do Ceará.
Testes de Covid-19 no Ceará
Dados do IntegraSUS desta quinta-feira (21) revelam que todos os municípios do Ceará já realizaram testes para identificar o novo coronavírus em, pelo menos, quatro pacientes de cada cidade. Ao todo, 75.668 testes foram realizados em todo o estado, que soma mais de 31 mil casos e 2.043 óbitos por Covid-19, segundo números da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) atualizados às 14h26.
Fortaleza é a cidade cearense que tem o maior saldo de testes. A capital contabiliza 39.457 exames, o que corresponde a 52,1% do total.
Depois da capital, a cidade que mais realizou testes foi Sobral, no Norte do Ceará, com 2.841 exames. O município do interior tem mais de 800 casos da doença. Na sequência de exames, estão Caucaia (2.450) e Maracanaú (1.585), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
As cidades com menos registros são Antonina do Norte, Granjeiro e Tarrafas, com quatro exames cada, além de Pacujá (6), Alto Santo (8), e Abaiara e Assaré (9).
Dos 184 municípios cearenses, apenas quatro não possuem registros de Covid-19: Altaneira, onde oito pessoas foram testadas para Covid-19; Granjeiro, no Cariri; Baixio (14 testes) e Umari (11 testes), na Região Centro-Sul. Juntas, elas somam 37 testes.
O dia 14 de maio marcou o recorde de exames realizados em 24 horas desde os primeiros casos confirmados da doença no Ceará. Ao todo, foram 3.391 pessoas testadas na data.
Com informações G1
