A redução da atividade humana devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) teria afetado o movimento do planeta Terra. É o que aponta estudo realizado por grupo de geólogos da Bélgica e divulgados nessa terça-feira, 31, na revista especializada em ciência Nature.
De acordo com matéria, os pesquisadores estão relatando uma “queda no ruído sísmico” da Terra. O movimento é uma espécie de zumbido provocado pelo impacto de atividades humanas, como a de transporte e de industriais na crosta terrestre do planeta. A redução dessas atividades fez com que o ruído também diminuísse. Segundo cientistas, tal mudança indicaria que o Planeta estaria se movendo um pouco menos sobre o próprio eixo (rotação).
Segundo especialistas, a diminuição do “zumbido” permite que seja mais fácil detectar terremotos menores e que o monitoramento de atividades vulcânicas e de outros eventos dessa natureza sejam intensificados. Essa faixa de menos "barulho" geralmente só acontecia, de acordo com geólogos, em uma data próxima ao período natalino.
A diminuição do ruído foi percebido de forma significativa em Bruxelas, Bélgica, e também identificada em uma estação em Los Angeles, Estados Unidos — uma das pesquisadoras chegou a definir a queda como sendo “seriamente selvagem".
As atividades humanas foram reduzidas em diversos países após a Covid-19 virar uma pandemia, quando a doença se dissemina entre continentes, e governos decretarem o fechamento de Shoppings, hotéis, comércios e bares, entre outros, como forma de evitar que ela continuasse se alastrando. Patologia já matou mais de 20 mil pessoas no planeta.
Com informações O Povo Online