Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2020

Por que a Itália tem mais mortes pelo novo coronavírus?

Há um mês enfrentando o novo coronavírus Sars-CoV-2, a Itália soma mais de 74 mil casos e 7.500 mortes, o que equivale a uma taxa de letalidade de 10%. A China, onde o patógeno começou a circular, no fim do ano passado, registra pouco mais de 81 mil positivos e 3.285 mortes, um percentual de 4%. A Alemanha, com 34 mil contaminados e 181 óbitos, tem letalidade de 0,5%.Por que as taxas são assim diferentes entre esses três países? E por que a Itália tem tantas mortes em números absolutos?

Nos últimos dias, médicos e estudiosos de outras áreas têm procurado explicar essas discrepâncias entre os países mais afetados pelo coronavírus, especialmente a situação da Itália, o primeiro europeu a identificar casos de contaminação interna, em 21 de fevereiro.

O principal argumento para a taxa de letalidade italiana estar tão acima dos demais países está em uma provável subnotificação dos casos positivos. A hipótese é considerada inclusive pela agência de Proteção Civil, que centraliza nacionalmente as ações de combate à pandemia.

Nesta segunda-feira (23), o responsável pelo órgão, Angelo Borrelli, afirmou que para cada doente confirmado há outros dez não rastreados pelas autoridades sanitárias.

O virologista Fabrizio Pregliasco, professor da Universidade de Milão e diretor sanitário do Instituto Ortopedico Galeazzi, concorda.

"Está claro que os casos reais estão multiplicados por dez. A difusão real, sobretudo no norte da Itália, é muito superior aos casos notificados. Pelo menos, dez vezes. Isso acontece porque os testes hoje só estão sendo realizados em pessoas que apresentam sintomas da Covid-19", disse nesta quarta (25) à reportagem.

Diante disso, os 74 mil contaminados dos dados oficiais seriam, na verdade, 740 mil, o que faria a taxa de letalidade cair para 1%.

O fato de a maioria dos infectados ser assintomática ou apresentar sintomas leves também foi alvo de estudos no Reino Unido, onde pesquisadores concluíram que o novo coronavírus já pode ter contagiado até metade de população, e na China, onde até 80% das infecções são leves, segundo estimativas.

Mas, mesmo diante de uma taxa de letalidade menor, já são cerca de 7.500 mortos na Itália, que apresenta, por enquanto, os maiores números absolutos de vítimas fatais do mundo.

Com informações Notícias ao Minuto via Folhapress