A placa Mercosul é a placa de identificação dos veículos, mas é conhecida pelo padrão Mercosul, já que segue o mesmo modelo para todos os países que fazem parte do bloco econômico. Entre eles, estão Argentina, Uruguai e Brasil.
Calma! O Sobre Rodas simplifica. Isso quer dizer que as PIV (Placa de Identificação Veicular) de todos os países do bloco serão as mesmas, seguindo o mesmo padrão e diferenciando-se pela nacionalidade.
A determinação pelo formato da nova placa foi realizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão vinculado ao Governo Federal. Desde 2018, alguns estados seguem implantando a mudança aos poucos.
Novidade no Ceará
Essa novidade passou a valer no Ceará, desde a última segunda-feira, 3, data limite para que o Estado aderisse ao formato. Em poucos dias, mais de 535 veículos já receberam a placa Mercosul nos postos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
No Detran, o proprietário deverá registrar, vistoriar e pagar as taxas de mudança de placa. As placas Mercosul são instaladas em estampadoras credenciadas em editais e não no Detran, hein.
Mas você sabe em quais casos ela é obrigatória? A questão está gerando muitas dúvidas nos condutores. Saiba que o novo modelo será obrigatório apenas nos casos abaixo:
• Primeiro emplacamento;
• Placa antiga, no caso de mudança de município ou unidade federativa;
• Ocorrência de roubo, furto, dano ou extravio da placa;
• Quando há troca de categoria;
• Casos com necessidade de instalação da segunda placa traseira.
Posso trocar a placa voluntariamente?
Pode. Quem quiser pode realizar a mudança de forma espontânea. No entanto, quem não optar pela nova placa, pode continuar com a atual placa cinza até o fim da vida útil do veículo.
Mudanças
Os sete dígitos na placa permanecem. Porém, com quatro letras e três algarismos. Outro ponto é que a sequência não será de letras e números seguidos. Ficará intercalada: LLL NLNN – sendo L para letra e N para número.
Visualmente, a nova placa gera surpresa. O aspecto é bem diferente apenas o tamanho é o mesmo. A tarja preta com o nome da cidade dá lugar a uma faixa azul com o nome e bandeira do país. As cores da combinação alfanumérica mudam de acordo com a função do veículo, mas o fundo é sempre branco.
A tecnóloga chega com um QR code, com o qual será possível descobrir todas as informações sobre o veículo.
E aí, ficou alguma dúvida? Caso algum ponto não tenha ficado claro, o Sobre Rodas aconselha que você procure o www.detran.ce.gov.br/ para mais esclarecimentos.
Ah, não esquece de acompanhar outras novidades em nosso perfil no Instagram @sobrerodas-ce. Valeu!!
Com informações Sobre Rodas/Cnews
