Páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

PAI, FILHO E EMPREGADO MORREM SOTERRADOS EM FOSSA DE ESTERCO DE PORCO

Pai e os dois filhos
O acidente ocorreu na tarde de sábado (1), na fazenda chamada Herdade da Galega, localizada na vila Chamusca, no Distrito de Santarém, em Portugal. A família possuía um alojamento rural e explorava a suinicultura na área.

O funcionário Bruno Rodrigues Gonçalves, de 33 anos, fazia uma limpeza na fossa de dejetos quando inalou gases tóxicos, perdeu os sentidos e caiu no poço. Rui Cordeiro e os filhos Gonçalo e Rafael tentaram socorrer o funcionário e também caíram na fossa.

Bruno, Rui e Gonçalo morreram afogados. Os corpos encontrados a seis metros de profundidade e os corpos foram retirados com um guincho. Já Rafael foi resgatado com vida e permanece internado em estado grave no Hospital de Santarém. Uma mulher de 25 anos, familiar de uma das vítimas, passou mal e recebeu atendimento médico no local.

A Autoridade para as Condições do Trabalho e a Polícia Judiciária de Leiria estão investigando as circunstâncias que levaram à morte dos três. 

Empresário

Rui Cordeiro era empresário de Leiria. Ele era proprietário das empresas Captágua e Tubofuro e detinha ainda o hotel Lisotel, em Portugal. Em entrevista à imprensa local, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, disse que ‘foi uma morte trágica e um grande abalo para a economia de Leiria’.

Rui tinha mais cinco filhos. Gonçalo, Rafael e Joana são frutos do primeiro casamento do empresário com uma portuguesa. Depois, ele se casou a brasileira Simone Cordeiro, mãe de Camila, de 12 anos e Carolina, de 7.

No Brasil, quem comandava os negócios da família era o filho brasileiro Gonçalo. Ele vivia em Registro, no interior de São Paulo, onde era gerente da empresa Palmito da Fazenda, que integra o Grupo Poçágua, a qual possui mais de 10 anos de experiência no ramo de poços artesianos, estabelecida dentro da Fazenda Barra do Capinzal. No local, há a criação de bubalinos e cultivo do palmito pupunha.

Os produtos derivados do palmito e da criação de búfalo são vendidos na loja Palmito da Fazenda, situada às margens da rodovia Régis Bittencourt. Em 2018, Gonçalo também inaugurou a Hamburgueria Palmito da Fazenda, em Registro, que oferece lanches feitos com carne de búfala, além de pratos tradicionais da culinária portuguesa.

Com informações G1