Páginas

domingo, 26 de janeiro de 2020

Fortaleza tem chuvas e ventos a 47km/h

Após uma semana de muito calor e alta umidade, o fortalezense se deparou com uma chuva seguida de fortes rajadas de vento próximas ao horário de almoço, neste domingo, 26. A maior "ventania" registrada em Fortaleza chegou a 47 km/h. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o calor e a alta umidade dos últimos dias foram 'ingredientes' para a instabilidade atmosférica deste sistema proporcionar fortes rajadas no litoral. 

O aumento repentino na velocidade dos ventos se deu pela formação de uma linha de instabilidade próximo à costa da Capital. Este sistema forma-se a partir de um conjunto de nuvens do tipo cumulunimbus em forma de linha, sendo estas também associadas a precipitações mais intensas. Nas imagens de radar e satélite abaixo, pode ser observar a linha de instabilidade.

Esses fenômenos também são conhecidos como frentes de rajadas, por virem à frente da precipitação mais intensa. Nas imagens de radar e satélite abaixo, pode ser observar a linha de instabilidade.

A Funceme reforça que as precipitações deste domingo no Litoral de Fortaleza já haviam sido indicadas na previsão do tempo da última sexta-feira e também na manhã deste sábado. Para hoje, espera-se ainda que outras regiões do Estado, incluindo a região centro-sul, receba precipitações acompanhadas de ventos mais intensos.

Com informações Cnews