Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Pelo menos oito cidades do Ceará terão queima de fogos silenciosa no Réveillon


Pelo menos oito cidades do interior do Ceará terão queimas de fogos silenciosas neste Réveillon. As prefeituras de Quixadá, Ibicuitinga, Morada Nova, Pacoti, Aracati, Guaramiranga, Paraipaba e Paracuru anunciaram que o show pirotécnico da virada de 2020 seria menos barulhento, com menos impactos aos animais domésticos.

No caso de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, a decisão de uma festa silenciosa partiu do Ministério Público do Ceará (MPCE). Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura e o MPCE, ficou proibida a utilização de produtos que emitam barulhos em excesso, inclusive em eventos particulares. Já a cidade de Sobral, a maior da região Norte do Estado, não realiza queima de fogos nenhuma desde 2018, conforme uma lei aprovada na Câmara Municipal.

Em Quixadá, a decisão foi tomada após o pedido de um morador nas redes sociais. "Será sem dúvidas um espetáculo radiante, ainda mais belo do que os tradicionais, não só pelo brilho e magnitude, mas pelo cuidado e preocupação com crianças com sensibilidade auditiva, idosos e animais", afirma a nota.

A poluição sonora dos fogos causa um grande desconforto aos animais domésticos, garante o médico veterinário André Medeiro. "No caso dos cães, que além de olfato, têm audição mais sensível, a percepção sonora é 100 vezes superior a de um ser humano. Se um segundo já é o suficiente para atormentar esses animais, imagina alguns minutos, a festa acaba se tornando um pesadelo para eles", explica o especialista.

Para uma queima de fogos silenciosa, os artefatos químicos devem ser lançados sem as bombas de arremesso. Dessa forma, os fogos queimam gradativamente, não causam grandes explosões e não atingem alturas elevadas.

Com informações G1