Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2019

Governo do Pará divulga lista de mortos na rebelião em Altamira

O governo do Pará divulgou a lista com o nome dos 57 detentos mortos no confronto entre o Comando Classe A (CCA) e o Comando Vermelho (CV) no início da manhã de ontem (29), no presídio de Altamira, no oeste paraense. Entre os mortos, 16 foram encontrados decapitados. O trabalho de remoção dos corpos está sendo feito pelo Instituto Médico Legal da cidade. Como a unidade é parte de um contêiner que ainda está com temperatura muito alta, por causa do incêndio causado pelos internos, ainda não foram removidos os 41 corpos de presos que morreram asfixiados.

Após reunião realizada ontem (29) à noite em Belém (PA), no Palácio do Governo, com a cúpula da Segurança Pública no estado, o governador Hélder Barbalho anunciou que dará posse no próximo sábado (3) a 485 agentes aprovados no último concurso da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe).A ampliação do número de agentes penitenciários faz parte das ações imediatas destinadas a melhorar a gestão e a segurança nos presídios estaduais, determinadas pelo Executivo, após o confronto.

Barbalho confirmou a transferência de 46 presos de Altamira para Belém, sendo que oito lideranças serão encaminhadas para presídios federais, oito para unidades prisionais na capital, onde ficarão em isolamento, e 30 detentos serão distribuídos por cinco outras prisões. Cerca de 100 agentes vão atuar na operação de transferência dos presos.

"O objetivo é tirar do mesmo ambiente as facções rivais. Já foram identificados, presos em flagrante e serão responsabilizados alguns dos envolvidos nas mortes. O policiamento na região de Altamira será reforçado, e nas casas penais de Belém faremos uma redistribuição dos internos como medida de segurança", informou o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

O governador solicitou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o deslocamento de pelo menos 40 integrantes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), do Departamento Penitenciário Nacional, para atuação operacional no estado. Na conversa com o governador, o ministro lamentou as mortes em Altamira e determinou a intensificação das ações de inteligência e prontidão da Força Nacional. A expectativa é que 10 agentes cheguem ao Pará ainda hoje

Também foi definida na reunião a conclusão do presídio no município de Vitória do Xingu, na mesma região de Altamira.A unidade comportará 306 presos adultos e 200 mulheres no regime fechado, e ainda 200 internos do regime semiaberto. Segundo Helder Barbalho, a Norte Energia, empresa responsável pela construção do presídio, como obra de compensação ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, garantiu que a unidade prisional será entregue em 60 dias.Atualmente, o Centro de Recuperação Regional abriga 309 presos, 287 no regime fechado e 22 no semiaberto.

Adriano Moreira de Lima; Bruno Whesley de Assis Lima; Carlos Reis Araújo; Deiwson Mendes Correia; Deusivan da Silva Soares; Efrain Mota Ferreira; Eliesio Silva Sousa; Ismael Souza Veiga; Jelvane de Sousa Lima; João Pedro Pereira Dos Santos; Josivan Irineu Gomes; Nathan Nael Furtado; Natanael Silva Do Nascimento; Rivaldo Lobo Dos Santos; Evair Oliveira Brito; Gilmar Pereira De Sousa; Admilson Bezerra Dos Santos; Ailton Saraiva Paixão; Alan Kart G. Rodrigues; Alan Patrick Dos Santos Pereira; Alessandro Silva Lima; Amilton Oliveira Camera; Anderson Dos Santos Oliveira; Anderson Nascimento Sousa; André Carlos Sousa Patrício; Bruno Rogério Andrade; Cleomar Silva Henrique; Clevacio Soares Queiroz; Diego Aguiar Figueiredo; Diego Walison Sousa Reis; Diogo Xavier Da Silva; Domingos Fernandes Castro Da Silva; Douglas Gonçalves Viana; Edson Costa De Macedo; Delimarques Teixeira Pontes; Francisco Claudizio Da Silva Ferreira; Geidson Da Silva Monteiro; Hugo Vinicius Carvalho; Itamar Anselmo Pinheiro; Jeová Assunção Da Silva; João Nilson Felicidade Farias; José Brandão Barbosa Filho; José Francisco Gomes Filho; Josivan Jesus Lima; Josicley Barth Portugal; Josué Ferreira Da Silva; Junior Da Silva Santos; Kawe Reis Barbosa; Leonardo Dias Oliveira; Luilson Da Silva Sena; Marcos Saboia De Lima; Renan Da Silva Souza; Rogerio Pereira De Souza; Sandro Alves Gonçalves; Valdecio Santos Viana; Vanildo De Souza Guedes e Wesley Marques Bezerra. 

Com informações da Agência Brasil