Neste mês de junho, o mês de São João, as escolas de dança que oferecem aulas de forró estão com movimentação a todo vapor. Será que dá tempo? A resposta é sim!
“Eu acredito muito que qualquer pessoa possa dançar forró. É uma dança simples, de movimentos fáceis, não tem restrição. E é muito divertida, claro, respeitando a limitação de cada pessoa”, afirma a professora de dança Karolina Mourão.
Mas você sabia que existem tipos de forró?
“Existem alguns estilos de forró: o pé de serra, o baião, o eletrônico. Todos podem e devem passar por todos esses estilos. Ao meu ver, o ideal para se começar é o forró pé de serra, por ele ser um pouco mais lento. Eu acredito que ele dê uma base bacana para seguir os demais estilos”, explica Karolina.
Sara Guerra é aluna da turma. Para ela, não faltaram motivos para começar a atividade.
“Há muito tempo danço forró. Não somente pelo dançar. O clima do forró, a dança do forró aproxima as pessoas. A gente está na terra do forró. Então, a todo ambiente que a gente vai tem essa dança muito típica. É uma dança que tem uma sociabilidade incrível. Eu amo forró. Fazer aula de forró é reaprender, se reaproximar, conhecer seu próprio corpo”, avalia a praticante.
Dono de uma escola de dança no bairro Benfica em Fortaleza, Cleiton Diniz explica que o forró é uma categoria que não pode faltar por lá e as turmas são sempre lotadas.
“O ritmo mais procurado é o forró. Em segundo lugar, está o samba, a salsa e o tango. A gente sempre inclui o forró nas turmas que abrimos, porque é, de fato, o carro-chefe da escola. Os alunos que querem começar a dançar geralmente se interessam primeiro pelo forró e, depois, pelos outros estilos”, revela o proprietário.
Ainda segundo Cleiton, os primeiros meses do ano são os mais cheios e, a medida que mês de junho vai se aproximando, as vagas nas turmas de forró ficam mais concorridas.
”Essa turma que começa em maio é colocada estrategicamente antes das festas juninas, devido à procura, que aumenta nesse período. Todos os anos, as vagas são encerradas antes do início das aulas. Os alunos fazem o pagamento antecipado, para garantir a vaga deles”, alerta Diniz.
Então, no dois pra lá, dois pra cá a contagem regressiva para o São João já pode começar.