Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

SERÁ REALIZADO NESTA QUINTA-FEIRA (09) PRIMEIRO DEBATE COM PRESIDENCIÁVEIS


Será realizado nesta quinta-feira (9), pela Band, o primeiro debate entre candidatos à Presidência da República nas eleições 2018.

De acordo com a emissora, 8 candidatos estarão no estúdio: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos(PSol), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

Mas, afinal, quais são os critérios que definem quem deve ser convidado?

A Lei 13.488/2017 estabelece as regras da campanha e determina que as emissoras de rádio e TV são obrigadas a convidar para os debates os candidatos dos partidos que tiverem no mínimo 5 parlamentares no Congresso Nacional.

Quanto aos demais candidatos, as emissoras têm autonomia para convidar ou não.

Artigo 46 da Lei 13.488/2017:

"(...) é facultada a transmissão por emissora de rádio ou televisão de debates sobre as eleições majoritária ou proporcional, assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e facultada a dos demais."

No caso do debate da Band, o convite a Marina Silva foi feito por opção da emissora. O partido da candidata, a Rede Sustentabilidade, possui atualmente apenas 3 representantes no Congresso: os deputados Miro Teixeira (RJ) e João Derly (RS) e o senador Randolfe Rodrigues (AP).

Deve ter pesado na decisão da emissora o fato de que Marina apresenta bom desempenho nas pesquisas. De acordo com o último levantamento do Instituto Datafolha, divulgado em junho, Marina aparece em segundo lugar no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e em terceiro lugar quando Lula é candidato.

O candidato do Novo ao Planalto, João Amoêdo, não foi convidado e disse que avalia ir à Justiça para garantir sua participação nos debates. Criado em 2016, o Novo não tem parlamentares no Congresso.

Fonte: Yahoo Notícias