Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2018

INFORMAÇÕES SOBRE A SPD (SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS) DO ESTADO

SPD e Prefeitura de Sobral alinham ações no âmbito das políticas sobre drogas

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) reforça a parceria com a Prefeitura de Sobral para o aprimoramento das ações no âmbito da temática das drogas no município da Zona Norte do Estado. O assunto foi abordado durante reunião realizada nesta quinta-feira, 7, em Sobral, entre o titular da pasta, Will Almeida; e o prefeito Ivo Gomes.

O encontro entre os gestores ocorreu na Prefeitura de Sobral, com a participação do secretário Municipal de Saúde, Gerardo Cristino; da coordenadora Municipal de Políticas sobre Drogas, Claudine Aguiar; do gerente da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas na Secretaria da Saúde de Sobral, José da Silva Sousa (Zezinho do Sumaré); e da assessora técnica da SPD, Luana Montenegro; além de assessores municipais.

Na ocasião, Will Almeida e Ivo Gomes ressaltaram a importância do alinhamento das políticas sobre drogas entre a Secretaria de Estado e a Prefeitura Municipal em prol de pessoas residentes da Zona Norte do Ceará que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. O prefeito expressou o desejo de que ocorram modificações nos equipamentos de assistência em Sobral. Outro tema abordado foi a viabilidade de implantação do Projeto Corre Pra Vida no município.

Ainda durante a estada em Sobral, o titular da SPD visitou a unidade de acolhimento em construção no município, a sede do CAPS AD Francisco Hélio Soares e Comunidades Terapêuticas (CTs) instaladas no entorno do município.

SPD na abertura da II Semana Municipal de Prevenção às Drogas de Maranguape

Pautando a aproximação constante com os municípios cearenses para a efetivação de ações, sobretudo no eixo da prevenção, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) prestigiou a solenidade de abertura da II Semana Municipal de Prevenção às Drogas de Maranguape.

O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 11, na EEEP Salaberga Torquato, com a presença do titular da SPD, secretário Will Almeida. Também participaram o prefeito de Maranguape, João Paulo Xerez; secretários municipais e o coordenador de Políticas sobre Drogas de Maranguape, Francisco Clécio Silva de Souza; além de lideranças da sociedade civil e estudantes.

Em sua fala ao público presente à solenidade, Will Almeida destacou as constantes atividades efetivadas pela administração municipal de Maranguape no âmbito das políticas sobre drogas. O gestor aproveitou para reforçar a importância do investimento na prevenção às drogas, bem como do diálogo aberto e esclarecedor com os jovens. 

O secretário também defendeu a forte articulação intersetorial para a superação dos desafios do consumo de drogas.

A programação incluiu, ainda, uma apresentação artística por parte de jovens estudantes maranguapenses e a posse e juramento dos novos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) de Maranguape.

O colegiado maranguapense passa a contar com os seguintes membros titulares: larisssa Albuquerque, Climene Nunes, Francisco Clécio Silva de Souza, Antônia Luzimeire da Costa, Cabo PM Wellington Martins, Francisco Israel de Sousa, Francisco de Assis Nunes, Raimundo Nonato Rodrigues, Jéssica Kelly de Sousa, Renato Campos Braz, Danilo da Silva Miranda e Paulo César Vieira.

Os conselheiros suplentes são: Gisela Albuquerque, Zélia Moura, Fabiana Marques, Francisco José Benevides, Luciane Freire, Antonia Alves, Cabo PM Dennyson Silva, José Arimatéia Meneses, Tiago Perdigão, Lúcia da Silva Marques, Anderson Almeida, Leandro Barbosa e Fernanda Pinheiro.

O Compod é um órgão consultivo e normativo de deliberação coletiva e de natureza paritária. Atua como instância de assessoramento ao governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes às políticas sobre drogas.

Will Almeida em Brasília

Durante recente estada em Brasília-DF, o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, esteve reunido com o secretário Nacional da Pesca, Dayvson Franklin de Souza.

Na ocasião, o titular da SPD apresentou um projeto de prevenção às drogas a ser desenvolvido junto a pescadores cearenses associados a cerca de 50 colônias.