Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Ceará é o segundo em desertificação no NE

O Ceará é o segundo Estado do Nordeste com maior índice de área em processo de desertificação. O mais degradado é o Rio Grande do Norte (12,87%), seguido do Ceará (11,45%) e em terceiro, a Paraíba com 8,12%. Atualmente, as regiões mais atingidas são os Inhamuns, Médio Jaguaribe e parte do Centro-Norte, onde está localizado o município de Irauçuba e seus circunvizinhos.

Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que tem em andamento pesquisas e projetos de recuperação do solo. "O Ceará é o mais susceptível a esse fenômeno, mas isso não significa que está mais degradado", explica a pesquisadora da Funceme, Sônia Perdigão. A classificação segue convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) e a vulnerabilidade decorre do clima Semiárido.

Segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), a degradação das terras pode ocorrer tanto por alterações climáticas como pelas atividades humanas. "O Ceará apresenta mais de 11% de seu território com áreas degradadas em processo de desertificação", pontuou a pesquisadora. "Isso é preocupante". Sônia, entretanto, destacou os bons resultados obtidos em um projeto experimental em curso no Município de Jaguaribe. A partir de técnicas de manejo e conservação do solo, uma área de cinco hectares vem ganhando nova vida com surgimento de espécies nativas da região.



Fonte: Diário do Nordeste