Páginas

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Aboiador e Mestre da Cultura Pedro Coelho recebe incentivo da Prefeitura de Acopiara para participar do Encontro dos Mestres do Mundo realizado pelo Governo do Estado


A Prefeitura de Acopiara está dando total apoio através da secretaria de Cultura e Esporte à participação do Mestre da Cultura, reconhecido aboiador acopiarense, Pedro Coelho, no XI Encontro Mestres do Mundo que ocorrerá em Limoeiro do Norte de 29 de novembro a 02 de dezembro, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Realizado desde 2006 o Encontro Mestres do Mundo se consolidou como uma importante iniciativa de interiorização da cultura. Em dez edições, o Encontro e suas ações já foram acolhidos pelas cidades de Limoeiro do Norte, Jaguaruana, São João do Jaguaribe, Russas, Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato.

O evento reunirá os Tesouros Vivos da cultura cearense em uma rica e vasta programação, contemplando apresentações artísticas, oficinas, rodas de saberes e seminário, que visam proporcionar a convivência e o repasse de saberes entre os Mestres e Mestras, além da divulgação e fruição da cultura popular do Estado. Esse ano, o encontro será realizado em parceria com o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, instituição selecionada por meio de edital lançado pela Secult.

No total, mais de 50 Mestres da Cultura do Ceará e seus grupos participarão das atividades, incluindo ainda convidados do Nordeste, Brasil, Uruguai e Cabo Verde. Essa edição ocupará novos locais, instalados na Praça Maestro Odílio Silva (conhecida como Praça da Rodoviária), propondo a criação do “Território de Delicadezas” formado pela Arena dos Mestres, para as apresentações artísticas à noite; a Feira e Mostra Gastronômica de Artesania Familiar, e o Espaço de Saberes Múltiplos, que funcionará na Escola Normal, e na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) onde serão realizadas rodas de saberes e de conversas, oficinas e seminário.

Fonte: Secult - Gov. do Estado