Páginas

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Rosa Almeida: "Fortalecendo os municípios"

Em 22 de setembro de 1987, um grupo de 17 mulheres fundava a Associação das Primeiras-Damas do Estado – hoje, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE). O Brasil vivia a redemocratização e os municípios se desdobravam para se adequar às demandas por políticas sociais e garantias inseridas na Constituição Cidadã, em elaboração à época. A Associação surgia para contribuir com o fortalecimento dos municípios, por meio da capacitação em políticas públicas para gestores e técnicos, e do desenvolvimento de projetos que estimulassem potencialidades locais.

Os desafios ao longo dessas três décadas foram vários, a começar pelos paradigmas e preconceitos em torno das primeiras-damas, da capacidade de atuarem como agentes sociais nos municípios e na execução de políticas públicas garantidoras de direitos. Isso exigiu de nós capacitação e inovação. E assim fizemos, tornando a Associação protagonista em capítulos importantes da política pública cearense: no apoio à criação de conselhos municipais de direitos (de crianças e adolescentes, idosos e da mulher); na prevenção e combate ao trabalho infantil; em projetos de incentivo à leitura, ao protagonismo feminino e juvenil; à proteção da primeira infância e ao direito de brincar, dentre outras que se apresentaram para o Ceará por meio de tecnologias sociais inovadoras, sustentáveis e exitosas.

O trabalho da APDMCE cresceu, amadureceu e hoje é respeitado por gestores, sociedade e parceiros como Ministério Público do Trabalho, Unicef, Fundação Demócrito Rocha, Instituto da Infância e Sesc. O reconhecimento também pode ser constatado pela presença em instâncias relevantes como o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Rede Estadual da Primeira Infância, Conselho Municipal de Assistência Social de Fortaleza e Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Os números dos projetos enchem os olhos, mas o que enche o coração de alegria é o legado no apoio à consolidação de direitos e à melhoria de indicadores sociais nos municípios. É isso que renova a nossa disposição em continuar trabalhando e contribuindo para a construção de um Ceará onde todos vivam com dignidade.

Rosa Almeida

apdmce@apdmce.com.br

Presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE)
** OBSERVAÇÃO: MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO