Páginas

terça-feira, 19 de setembro de 2017

PRESIDENTE DA APDMCE PARTICIPA DA ENTREGA DE KITS DO PROGRAMA "PADIM"

Na última quinta-feira (dia 14), a presidenta da APDMCE, Rosa Almeida, participou da solenidade de entrega dos kits do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), na Secretaria de Educação do Estado, em solenidade que reuniu gestores municipais, secretário da Educação, Idilvan Alencar, e da primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana.
O kit é formado por livros, brinquedos e outros materiais lúdicos que auxiliarão os supervisores do Programa, pais e famílias a estimularem o desenvolvimento e o crescimento das crianças. O programa está sendo implantado em 34 municípios e duas regionais de Fortaleza com mais famílias vivendo em condições de extrema pobreza e vulnerabilidade, com o atendimento de 80 famílias em cada um desses locais.
Os municípios contemplados com o Programa são: Amontada, Ararendá, Boa Viagem, Barroquinha, Choró, Capistrano, Croatá, Granja, Graça, Ipaporanga, Ipueiras, Irauçuba, Itapiúna, Itarema, Itatira, Martinópole, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Novo Oriente, Pereiro, Poranga, Quiterianópolis, Reriutaba, Salitre, Santana do Acaraú,Santana do Cariri, Tamboril, Tarrafas, Trairi, Tururu, Uruoca,Viçosa do Ceará e Fortaleza (regionais 2 e 6).
O Padin tem por objetivo promover o desenvolvimento infantil com qualidade, contribuindo para a ampliação e fortalecimento das competências das famílias cearenses. Ele consiste em visitas domiciliares, com encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar pais e cuidadores de crianças menores de 4 anos, de forma a possibilitarem seu desenvolvimento integral, por meio do estímulo de processos de aprendizagem e de cuidados.
Para a APDMCE, o Programa é relevante por focar na primeiríssima infância – período que compreende os 3 primeiros anos de vida – momento de grande importância para o desenvolvimento infantil.
Assim como o trabalho realizado pela APDMCE por meio do Ceará Cresce Brincando (CCB) e o Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura, a atuação do Padin tem importante impacto no fortalecimento de vínculos familiar e social dessas crianças. Considerando a atuação intersetorial proposta como princípio das ações da APDMCE, educadores sociais brinquedistas que atuam no CCB, amigos da leitura colaboradores e coordenadores do Eu Sou Cidadão podem unir forças com a equipe do Padin para o fortalecimento da politica pública para a primeira infância no Ceará.