Páginas

terça-feira, 18 de julho de 2017

Secretaria de Educação de Acopiara realiza trabalho de prevenção ao Trabalho Infantil

No intuito de combater o trabalho Infantil em todo município, a secretaria de Educação de Acopiara que tem à frente o secretário Robinho Almeida vem incentivando e reforçou o trabalho do Programa Peteca nas escolas em todo o mês de junho, objetivando  assegurar a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, bem como prevenir e combater todas as formas de violências desses direitos, principalmente o trabalho infantil.
Dentro da programação foram realizadas campanhas internas, palestras, produções textuais e artísticas, e grandes momentos de debates.
O trabalho infantil no Brasil é um dos problemas sociais existentes no país em questão. Mais de cinco milhões de jovens entre 5 e 17 anos de idade trabalham no país, apesar da lei estabelecer 16 anos como a idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho e 14 para trabalhar na condição de aprendiz.
Segundo o coordenador municipal do programa PETECA, Obeivon Oliveira, o IBGE aponta significativa redução no trabalho precoce no país entre 2014 e 2015, período em que o número de crianças e adolescentes caiu em 49%. Apesar dos avanços nos resultados gerais, o recorte etário aponta agravamento do problema exatamente na idade mais tenra, o que denota a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
“Com esse diagnóstico teremos condição de realizar um grande trabalho de conscientização e prevenção fora e principalmente dentro das escolas, incentivando as famílias a manterem seus filhos estudando e buscando coibir o trabalho de meninos e meninas fora da faixa etária permitida.” Afirmou Obeivon Oliveira.






Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara