Páginas

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Prefeito de Acopiara Antônio Almeida Neto assina decreto para a criação do Comitê Municipal de Combate às Arborviroses

Na última sexta-feira, 07 de julho, o prefeito de Acopiara Antônio Almeida assinou o decreto de criação do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses durante reunião realizada com a equipe de secretários municipais, com a coordenadora hospitalar, coordenadores da Vigilância em Saúde e também com a participação da Dra. Tereza Cristina Mota Alves, da 18ª Coordenaria Regional de Saúde.
A Criação do Comitê Municipal tem por objetivo gerenciar e monitorar em parceria com o Estado, outros municípios e a sociedade civil, as ações de mobilização e combate ao Aedes aegypti no âmbito municipal, para o enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya.
Este comitê deverá apoiar também o fortalecimento das três frentes de trabalho definidas no Plano Nacional: mobilização e combate ao mosquito, atendimento às pessoas e desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa.
O Chefe de Gabinete Gleirton Dias foi nomeado o coordenador municipal do Comitê, pois, assim como o enfrentamento às arboviroses a nível estadual deixou de ser apenas uma problemática da secretaria de saúde e hoje está diretamente vinculado ao Gabinete do Governador. Em Acopiara as decisões de enfrentamento também serão tomadas junto ao prefeito Antônio Almeida Neto. “Muitas atividades que estamos planejando precisam ter um compromisso político, maior e abrangente que somente com o peso da decisão do nosso gestor será possível executá-las efetivamente.” Comentou o Chefe de Gabinete e Coordenador Gleirton Dias.
O Comitê Municipal é composto com a participação de membros de todas as secretarias do município. Também será convocada a sociedade civil para firmar parceria neste sentido. Todo trabalho desta comissão visa à redução significativa das infestações pelo mosquito e conseqüentemente a diminuição das doenças que tanto prejudicaram a população nos últimos meses. O Comitê Municipal terá reuniões quinzenais, onde o prefeito Antônio Almeida Neto se comprometeu em participar mensalmente de acordo com as datas planejadas.
“O nosso objetivo com a criação deste importante Comitê é combater com muita eficácia os focos de infestação no nosso município e evitar que outros cidadãos sejam acometidos por estas doenças que tanto fizeram sofrer a nossa população. Pessoalmente estou totalmente comprometido e não medirei esforços para fazer o que for necessário para que Acopiara seja exemplo no combate ao Aedes aegypti. Mas lembro que toda população também precisa entrar na luta, nos ajudando diariamente dentro de suas casas, evitando que novos focos surjam e provoquem um novo surto”, afirmou o prefeito.
A Dra. Tereza Cristina durante a reunião apresentou um relatório com dados estaduais e regionais da situação das arboviroses, notificações e confirmações das doenças e as ações de combate realizadas pelo Estado. A Coordenadora também alertou que os municípios cearenses devem continuar muito vigilantes procurando trabalhar antecipadamente, já visando o período do final de 2017 e início de 2018, temporada mais seca seguida de chuvas que sempre ocasiona a proliferação de novas infestações.











 Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara