Páginas

segunda-feira, 24 de julho de 2017

General Sampaio tem a maior taxa de chikungunya do País

General Sampaio, na região Norte do Ceará, está entre os municípios de até cem mil habitantes com a maior proporção de suspeitas de chikungunya no País. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, a cidade, de cerca de seis mil habitantes, teve 346 casos suspeitos de 1º de janeiro até o dia 13 de maio - os dados mais recentes disponíveis. Isso representa uma taxa de cerca de cinco mil casos para cada cem mil habitantes, medida utilizada pelo documento. O valor é o dobro do segundo colocado, São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão, que, apesar de 476 suspeitas, tem um total maior, tem uma taxa pouco mais de dois mil casos para cada cem mil habitantes.

A cidade também assistiu a um aumento de suas taxas quando se compara os meses de março e abril, os dois últimos com informações sobre toda sua extensão. Em abril, General Sampaio teve cerca de 3,8 mil casos para cada cem mil habitantes. O número representa mais de 26 vezes a taxa de março, de pouco mais de 146 casos para cada cem mil habitantes.
Outros dois municípios cearenses são listados pelo Ministério no ranking de até cem mil habitantes. Acarape teve 357 casos até o dia 13 de maio, com uma taxa de 2,1 mil casos para cada cem mil habitantes. Já Reriutaba teve 359 casos suspeitos, com uma 1,9 mil casos para cada cem mil habitantes.
Fonte: Diário do Nordeste