Páginas

domingo, 16 de julho de 2017

'Garantia Sol' vai indenizar turista de Fortaleza que pegar dia de chuva, diz secretário

Fortaleza terá o "Garantia Sol", uma forma de indenizar o turista que visitar a capital cearense em dias chuvosos. O seguro vai compensar os visitantes que enfrentarem pelo menos dois dias de chuva, entre 11h e 16h, durante sua estada na capital cearense.

Caso o turista pegue dias chuvosos, ele será ressarcido com um novo pacote de viagem, com sete ou oito dias de estada, pagando apenas a taxa de embarque. A nova viagem deve ser marcada para 24 meses após o pacote "frustrado" com a falta de sol.

O seguro é válido para viagens entre 1º de agosto e 20 de dezembro deste ano, mas a Secretaria de Turismo de Fortaleza já estuda uma edição 2018 do Garantia Sol, de acordo com o secretário executivo do Turismo, Erick Vasconcelos.

Vasconcelos explica que a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado vão apoiar o seguro por meio de propaganda, mas o projeto é de iniciativa popular.

"Caso o turista receba o seguro, a ABIH [Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará] vai arcar com a hospedagem, e a CVC fica com os custos da viagem. A prefeitura apoia com a publicidade porque é uma promoção que vai incrementar o turismo em Fortaleza."

Sol, um 'cartão de visita'

Ainda conforme o secretário, a maior parte dos turistas que visitam Fortaleza procura as praias em dias ensolarados.

"Nós temos investido muito no turismo corporativo, mas esse turista se encanta com o sol e com as praias e em seguida retorna com a família em um passeio de lazer. O turista, quando vem a passeio, gasta três vezes mais, por isso a importância de divulgar o sol, que é um cartão de visita", afirma Erick.

Em julho, período de alta estação, a Prefeitura de Fortaleza espera injetar na economia R$ 1,6 bilhão na cadeia produtiva do turismo.

Período chuvoso e ensolarado

Em Fortaleza – e em todo o Ceará – as chuvas se concentram entre fevereiro e maio, com precipitações escassas em fevereiro, junho e julho; nos demais meses, elas quase não ocorrem, e quando chove, são precipitações bastante leves, entre dois e cinco milímetros, sem céu nublado, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Se o "Garantia Sol" fosse válido em 2016, no mesmo período estabelecido para este ano – entre agosto e 20 de dezembro – o turista receberia o seguro se tivesse visitado a capital cearense entre os dias 18 e 19 de dezembro, quando Fortaleza registrou chuvas de 34 e nove milímetros, respectivamente.

Em setembro, outubro e novembro de 2016 houve garoas leves durante dois dias seguidos por três vezes.

Fonte: G1