Páginas

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Acopiara realiza a sua IX Conferência da Assistência Social

Com a proposta de debater a Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS, Acopiara realizou na sexta-feira, 07, a sua IX Conferência da Assistência Social que contou com ampla participação popular através dos usuários da rede de proteção social do município.
Realizada no Centro Pastoral sob as coordenações da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a Conferência foi aberta com a participação da secretária da pasta, Fábia Almeida, do Presidente do CMAS – Judeon Matias, da secretária de saúde, Luciane Tavares, do Chefe do Gabinete Gleirton Dias, da professora do IFCE e palestrante do evento Samily Alexandre, além das presenças do vereador Will Almeida e da primeira-dama e presidente da APMDCE Rosa Almeida, que na ocasião representou o prefeito Antônio Almeida Neto. Estiveram presentes também, a equipe técnica da STDS e populares.
Durante a abertura do evento grupos de Teatro e dança dos CRAS II e III emocionaram o público com mostras culturais desenvolvidas a partir da temática da Conferência, e a Banda Municipal Eduardo Gurgel Valente realizou uma homenagem ao Pe. Crisares, ícone social, em que o mesmo realizou vários trabalhos sociais em prol das comunidades acopiarenses.
A secretária Fábia Almeida em sua fala lembrou a abrangência da Rede SUAS que contempla toda população através de projetos e programas diariamente desenvolvidos, e que exercem um grande papel na melhoria das condições das famílias que vivem em condições vulneráveis.
O vereador Will Almeida na ocasião reafirmou o apoio do Poder Legislativo na promoção dos trabalhos sociais realizados no município.
A primeira-dama Rosa Almeida em nome do prefeito Antônio Almeida Neto afirmou que a garantia dos direitos de cada cidadão tem por principal objetivo deixar de lado o assistencialismo e trabalhar o ser humano como um detentor de suas conquistas, e que a administração de Acopiara quer na verdade que toda população melhore suas condições, e que tenha autonomia, emprego e renda, saúde e sustentabilidade.
“Sabemos que há muito a ser feito para que cada acopiarense conquiste a sua ampla sustentabilidade. E é por isso que temos este compromisso de continuar investindo em projetos de inclusão que mostram ter um verdadeiro poder de transformação social.” Concluiu a primeira-dama e presidente da APDMCE.
Na seqüência foi realizada a leitura do Regimento Interno da Conferência feita pela assistente social Grazyelly Azevedo e após a leitura foi solicitada a aprovação pelos presentes. Depois a assistência social e professora do IFCE, Samilly Alexandre ministrou uma palestra magna falando sobre a temática: GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS, cujo objetivo foi reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e dar visibilidade aos resultados desse política para a sociedade brasileira, trazendo os usuários para o centro do debate.
Após o debate, os participantes foram divididos em grupos de acordo com os quatro eixos de trabalho de onde saíram propostas a serem apresentadas em Plenária.
Antes do encerramento todas as propostas do STDS e dos grupos foram apresentadas, e as que tiveram maior aprovação dos participantes, encaminhadas em documento para a Plenária da Conferência Estadual a ser realizada com a participação de todos os municípios cearenses.
Durante a Conferência também foram escolhidos os delegados que representarão o município nos debates estaduais.

















Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara