Páginas

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Lula lidera intenções de voto em 2018, diz Datafolha; Marina e Bolsonaro empatam em segundo

Pesquisa realizada pelo Datafolha sobre intenções de voto para a disputa pela presidência da República no ano que vem mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança, com 29% a 30% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC).
No levantamento, o deputado federal registrou tendência de alta. Em dezembro de 2016, tinha 8%, passou a 14% em abril e agora aparece com 16%, sempre no cenário em que o candidato do PSDB é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
O tucano oscilou positivamente em simulações de primeiro e segundo turnos, mas sua rejeição subiu para 34%
O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, que não é filiado a nenhum partido, mas tem sido considerado para a disputa em 2018 aparece com 11% das intenções de voto, em quarto lugar.
Nos cenários testados pelo Datafolha para um eventual segundo turno, Lula ganharia de Bolsonaro e de Alckmin ou do prefeito de São Paulo João Doria.
O líder petista empata com Marina Silva e com o juiz Sergio Moro, que não é filiado a nenhum partido, na margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Marina Silva, que já disputou eleições presidenciais anteriores, venceria Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT), mas empata com Alckmin e Doria.
Acusado pela Lava Jato de crimes que ele nega, Lula vence em todos os cenários de primeiro turno simulados pelo levantamento.
Quando disputa com Alckmin, fica com 30%, e o tucano, com 8%, em terceiro. Embolados em segundo aparecem Bolsonaro, com 16%, e Marina, com 15%.
O cenário com Doria é similar: Lula tem 30%, Marina e Bolsonaro, 15% cada um, e o prefeito, 10%.
Quando incluído, Joaquim Barbosa fica numericamente na quarta posição, à frente dos dois nomes do PSDB, mas em empate técnico.
Já o juiz Moro aparece em segundo (14%), empatado com Marina (14%) e Bolsonaro (13%). Lula fica com 29%, e Alckmin perde pontuação (6%).
Caso Lula não dispute a presidência, o cenário fica mais embolado.
Marina lidera (22%) e , Bolsonaro (16%) é o segundo colocado. Barbosa fica em terceiro (12% ou 13%).
Se a disputa se der apenas entre políticos não citados na Lava Jato, Marina continua em vantagem. Ela lidera (27%), seguida por Bolsonaro (18%), Doria (14%) e Ciro (12%).
Já num levantamento que considera as candidaturas de Lula e Alckmin, o petista se sai melhor no Nordeste (48%), no Norte (39%), entre eleitores com ensino fundamental (39%) e os mais pobres (39%).
Bolsonaro vai melhor entre homens (22%), jovens de 16 a 24 anos (23%), com ensino médio (21%) e superior (21%) e de renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos (25%). Seu eleitorado é maior no Centro-Oeste (22%).
Alckmin amplia vantagem entre os mais ricos (14%), os com 60 anos ou mais (12%) e no Sudeste (12%). Marina se sair melhor no Norte (18%), entre mulheres (18%), jovens de 16 a 24 (18%) e de ensino médio (17%).
O instituto não incluiu nas sondagens os nomes do presidente Michel Temer (PMDB) e do senador afastado Aécio Neves (PSDB).
Conhecido por 99% dos brasileiros, Lula tem a maior rejeição: 46% dizem que não votariam nele de jeito nenhum.
Em segundo, Alckmin, acusado por delatores da Odebrecht de ter usado caixa dois, o que ele nega, teve a rejeição aumentada de 28% para os atuais 34%. Ele é conhecido de 87% do eleitorado.
Conhecido por 63%, Bolsonaro, com discurso de ultradireita, é descartado por 30%. Moro, conhecido por 79%, tem rejeição de 22%. E Doria, estreante na política, é conhecido por 59% e rejeitado por 20%.

Fonte: Yahoo Notícias