Páginas

quarta-feira, 21 de junho de 2017

ACOPIARA: I Conferência Municipal de Saúde da Mulher

Foi realizado na manhã e tarde desta terça-feira, 20 de junho, no Centro Pastoral de Acopiara, a I Conferência Municipal de Saúde da Mulher, um evento idealizado pela secretaria de Saúde juntamente com o Conselho municipal de Saúde, em que foi abordado como tema central Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade, com os objetivos de propor diretrizes para a política municipal, estadual e nacional de atenção integral da saúde das mulheres; reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano; universalidade, integralidade e equidade do SUS com base em políticas de reduzir as desigualdades sociais, éticos, raciais, de gênero, de orientação sexual, geracional, territorial, dentre outros.

O evento começou por volta das 8h:30min, com a recepção da Banda Municipal Eduardo Gurgel Valente, comandada pelo maestro Washington. Em seguida com o credenciamento dos presentes. Após o credenciamento, teve as apresentações artísticas de dança e de coral com alunos do Projeto AABB Comunidade. Na ocasião, além da abertura solene, onde foram apresentados os números de atendimentos de janeiro a maio em diversos setores da saúde como PSF’S, atendimentos hospitalares, registros no Alô Saúde, entre outros trabalhos realizados pela secretaria, teve a leitura e consulta pública do regimento interno feito pela coordenadora de Atenção Básica, Mara Rubia.

Ainda no período da manhã, aconteceu uma palestra magna, abordando diversos temas de suma importância para as mulheres, que foi ministrada pela representante do 18º CRESS, Dra. Tereza Cristina, e, logo em seguida, teve o início das discussões temáticas, divididas em grupos de quatro eixos, de acordo com as cores dos crachás de credenciamento.

De acordo com a secretária de Saúde Luciane Tavares, existem cerca de 25.000 mil mulheres no município de Acopiara, dados realizados pelos estudos do IBGE, e a mesma falou da importância que elas têm na sociedade, onde elas são responsáveis pela tomada de decisão da família.“ Quando falamos em saúde, a saúde e a doença estão intimamente relacionadas, e que elas constituem o processo determinado pelos fatores sociais, econômicos, culturais e históricos.” Falou a secretária.

Estiveram presentes nesse momento solene, algumas autoridades municipais como o chefe de gabinete, Gleirton Dias, que representou o prefeito municipal Antônio Almeida Neto, as secretárias municipais, Dra. Luciane Tavares (Saúde) e Fábia Almeida (Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS), representando a 18º CRESS da secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Dra. Tereza Cristina, a presidente da Associação dos Agentes de Saúde do município Ionara, equipe técnica da secretaria de Saúde, mulheres do município, enfermeiros, e população em geral. Após o almoço, já no período da tarde, os grupos apresentaram suas propostas para os demais. Após a apresentação das propostas de cada grupo, aconteceu a leitura do relatório final e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual. 












Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara