Páginas

sábado, 1 de abril de 2017

TRE inicia cadastramento biométrico em três municípios do CE na segunda

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) inicia na segunda-feira (3) a  revisão eleitoral nos municípios de Icó,  Morada Nova e Ibicuitinga. Em Icó, que tem 53.885 eleitores, o prazo para o recadastramento biométrico obrigatório termina no dia 31 de janeiro de 2018.
Em Morada Nova, com 57.931 eleitores, e em Ibicuitinga, com 12.094 eleitores, o recadastramento termina no dia 19 de dezembro deste ano. Todos os eleitores dos três municípios são obrigados a comparecer aos cartórios eleitorais para a coleta de dados biométricos. Caso contrário, os títulos serão cancelados.
Para facilitar o processo de cadastramento biométrico do eleitorado, o TRE-CE adotou o sistema de agendamento, na capital e em vários municípios, através do qual os eleitores podem escolher a data e o horário em que desejam ser atendidos. Os eleitores devem agendar seu atendimento no Disque Eleitor (148), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou na página do TRE-CE.

Através dos mesmos canais, o eleitor tira também suas dúvidas acerca da documentação necessária para o atendimento, endereços dos Cartórios Eleitorais, dentre outras informações relacionadas ao seu cadastro eleitoral.

A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado do Ceará até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020. Nas eleições municipais de 2016, 34,78% dos eleitores cearenses de 62 municípios votaram com a identificação biométrica (16% na capital). Já para o ciclo 2017-2018, 69 municípios passarão pelo processo de revisão biométrica, somando 131 municípios com 100% do eleitorado recadastrado para as eleições de 2018.

Cadastro

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor, CPF e comprovante de endereço, para comprovação da área eleitoral. Quem não possui título de eleitor e desejar tirá-lo, a emissão pode ser feita durante o cadastramento biométrico. Nesse caso, homens também devem apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Fonte: Diário do Nordeste