Páginas

terça-feira, 11 de abril de 2017

Mãe de Lailtinho Brega morre vítima de dengue

O humorista Lailtinho Brega usou sua página no Facebook para contar que sua mãe, Terezinha de Jesus Rocha Melo, faleceu vítima de dengue nesta segunda-feira (10), no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza.
Em post publicado, o humorista fez um alerta sobre a doença: “Uma mulher, negra, forte, mãe, briguenta, educadora, religiosa e feliz, não aguentou as dores dessa doença. Nos deixou agora às 3h. Como? Dengue. Gente, dengue mata. Sério, mata.” escreveu.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o Ceará tem neste ano 41 cidades com alta infestação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus da zika, os dados são do primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano.
Conforme a Sesa, o Ceará registrou este ano 2.926 casos de dengue, 29 de zika e 2.677 de chikungunya. 
Cuidados 
De acordo com o gerente de Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos, da Prefeitura de Fortaleza, Célio Moraes, desde o ano passado o órgão realiza a Operação Inverno na tentativa de frear a doença. Bairros como o Jangurussu, Antônio Bezerra, Cristo Redentor, Barra do Ceará, Conjunto Palmeiras e Vicente Pinzón estão entre os 10 que apresentam mais casos de arboviroses. No entanto, o Mondubim é o bairro que mais preocupa.
A recomendação aos moradores é que abram portas e janelas das casas na passagem do fumacê para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências. 
Apesar da doença ter registrado apenas um óbito este ano, diferente de 2016 quando 37 pessoas morreram, é preciso ter cautela. O cuidado começa em casa, evitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
É preciso manter os quintais sempre limpos, não guardar recipientes que acumulem água da chuva, como pneus, latas e garrafas. Outra dica é usar sempre repelente e colocar o lixo doméstico em sacos plásticos bem fechados. 

Fonte: Cnews